Polónia – Chéquia (Euro 2024)
Orientada pelo português Fernando Santos durante boa parte deste ciclo de apuramento, a seleção da Polónia prepara-se para o seu último desafio na receção à Chéquia. As contas não estão nada fáceis para as “águias brancas”…
Análise Polónia
As coisas não têm corrido nada bem à seleção polaca neste ciclo de qualificação para o Euro 2024, de tal forma que Fernando Santos abandonou o cargo de selecionador para dar lugar à chegada de Michal Probierz. Numa altura em que os polacos já só têm um encontro por disputar, a realidade é que as contas não estão nada fáceis e, mesmo uma eventual vitória diante da Chéquia, dificilmente permitirá avançar para o Euro 2024.
Olhemos para a realidade deste Grupo E: a Albânia, líder com 13 pontos, tem mais dois que a Chéquia, mais três que a Polónia e mais quatro que a Moldávia. Os albaneses ainda têm dois jogos em agenda frente a Moldávia e Ilhas Faroé, ao passo que os checos, após esta visita à Polónia, defrontarão também a Moldávia. Neste momento, a Polónia é a única seleção que não depende apenas de si para se apurar para o Euro 2024. Vejamos: Mesmo que vença nesta receção à Chéquia e assuma o segundo lugar do grupo com 13 pontos, precisará de esperar pelos resultados de terceiros, já que Chéquia e Moldávia se defrontarão na derradeira jornada. Assumindo que a Polónia vence nesta ronda e a Moldávia bate a Albânia, na última jornada, só um resultado possível entre checos e moldavos beneficiará a Polónia, nomeadamente um improvável empate já que ambas as equipas provavelmente precisarão de vencer.
Independentemente das contas que estão por fazer, a Polónia entra em campo com uma certeza, a de que está obrigada a vencer este encontro se quiser passar pelo menos mais uns dias com aspirações no que concerne à qualificação. Nos três encontros disputados em casa, os polacos venceram a Albânia e as Ilhas Faroé (2-0), mas no mais recente compromisso não foram além de um muito comprometedor empate com a Moldávia (1-1).
Onze provável: Szczesny, Kedziora, Peda, Kiwior, Frankowski, Dziczek, Zielinski, Szymanski, Wszolek, Swiderski, Milik
Análise Chéquia
A seleção da Chéquia está em boa posição para conseguir garantir o apuramento para o Euro 2024. Atualmente no segundo posto do Grupo E com 11 pontos, mesmo averbando uma indesejável derrota nesta visita à Polónia conjugada com uma vitória da Moldávia na receção à Albânia, a realidade é que não deixará de ter o destino nas próprias mãos, precisando “apenas” de vencer na receção aos moldavos derradeira jornada. Considerando esta conjuntura, a seleção da Chéquia deverá ser a equipa menos pressionada a entrar no relvado do Stadion Narodowy, em Varsóvia: contrariamente ao que acontece com a seleção polaco, a vitória não figura como uma obrigatoriedade, olhando antes para este jogo como o primeiro de dois “match points”. Essa “vantagem” psicológica também será, com toda a certeza, positiva para a equipa treinada por Jaroslav Silhavy que na última data FIFA dominou largamente no embate com as Ilhas Faroé mas só foi capaz de traduzir esse domínio em termos práticos já na ponta final do desafio, graças a um golo da autoria de Tomás Soucek na conversão de uma grande penalidade.
A visita à Polónia corresponde à quarta deslocação para a Chéquia neste grupo de apuramento para o Euro 2024. Nos primeiros dois encontros, os checos empataram com a Moldávia (0-0) e venceram as Ilhas Faroé (0-3), perdendo, no entanto, em Tirana e de forma clara, por três bolas a zero.
Onze provável: Ales Mandous, David Doudera, Tomás Holes, David Jurásek, Ladislav Krejci, Tomás Soucek, Michal Saílek, Ondrej Lingr, Václav Cerny, Adam Hlozek, Tomás Cvancara
Dica de Prognóstico
O encontro reveste-se de superior importância para a Polónia que está obrigada a vencer, ao passo que a Chéquia, mesmo perdendo, chegará à última jornada com hipóteses no que concerne ao apuramento para a próxima fase. A menor pressão poderá funcionar a favor dos checos que, mais desinibidos, tentarão acabar já com a ambição das “águias brancas”.
Casas de Apostas com os melhores Bónus