Prognóstico
Odd
Vitória da Inglaterra e Menos de 4.5 Golos
1.55
LeBull
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
60% Sucesso
Próg. realizados
4405
Média Odds usadas
1.64
Próg. certos
2570
Próg. errados
1730

Inglaterra – Eslovénia (UEFA Euro 2024)

Gareth Southgate não é o mais popular dos selecionadores de entre os que se encontram a concurso neste Euro 2024 e as primeiras prestações portuguesas não têm contribuído para que o caso mude de figura. Ainda assim, os “Three Lions” têm a vitória nesta fase de grupos “na mão”: só precisam de vencer a Eslovénia, equipa que segue com aspirações no que toca ao apuramento.

Análise Inglaterra

Principal favorita à conquista deste Euro 2024 segundo as odds das Casas de Apostas, a seleção inglesa tem sentido dificuldades para demonstrar, em termos práticos, o porquê desse favoritismo. Não há quem duvide do tremendo valor dos elementos que compõem a lista de eleitos da seleção que é a atual vice-campeã da Europa, mas nos relvados, os britânicos estão longe de encantar. Na realidade, os ingleses têm estado muito de acordo com aquilo que a crítica popular costuma apontar a esta equipa: uma vez em vantagem pela margem mínima, “desliga-se” do jogo, dedica-se mais a gerir que a procurar o segundo golo e, por força de alguma permeabilidade reconhecida à defesa, acaba por passar por momentos de “aperto”. Assim aconteceu com a Sérvia (vitória por 1-0) ainda que sem consequências em termos práticos e, no duelo com a Dinamarca (1-1), a situação voltou a repetir-se, desta feita com divisão de pontos.

O apuramento em inglês não está em perigo e os quatro pontos que a equipa soma por esta altura deverão ser suficiente para avançar, mas a parca qualidade exibicional deixa os adeptos ingleses em sobreaviso. Dado que a vitória no grupo não está assegurada – em rigor, a qualificação também não -, é pouco provável que Southgate opte por uma revolução no onze, podendo no entanto, aqui e ali, mexer em algumas peças, até porque são vários os habituais titulares que têm estado muito abaixo daquilo que podem e devem render, também atendendo às épocas que fizeram nos respetivos clubes.

Onze provável: Pickford, Walker, Stones, Gu+ehi, Trippier, Arnold, Rice, Saka, Bellinghan, Foden, Kane

Análise Eslovénia

A Eslovénia chega à última jornada do grupo com hipóteses de apuramento para os “oitavos” deste Euro 2024 e essa já é, por si só, uma grande vitória. Sorteada juntamente com Inglaterra, Dinamarca e Sérvia, a Eslovénia foi apontada desde início como seleção mais vulnerável a concurso, ideia que se tem esforçado por contrariar.

A Eslovénia, que tem em Jan Oblak e Benjamin Sesko as suas principais referências, é uma equipa que vence pela simplicidade. Disciplinada, rigorosa e munida de unidades que sabem que territórios devem pisar, a Eslovénia tem conseguido com isso suprimir o “handicap” que possui em relação à generalidade das seleções do ponto de vista individual em praticamente todos os seus setores.

No encontro com a Dinamarca, um grande remate do “meio da rua” permitiu chegar ao empate, ao passo que num “jogo de paciência” com a Sérvia, a vitória esteve mesmo perto de acontecer, não fosse um tento apontado por Luka Jovic já para lá da hora que deu o empate à equipa balcânica.

Os dois pontos que a Eslovénia por esta altura não deverão ser suficientes para avançar e a não se afiguram facilidades neste duelo com a Inglaterra, mas aconteça o que acontecer, os eslovenos já podem estar orgulhosos do competente desempenho da sua seleção, capaz de travar pelo menos duas seleções com argumentos superiores tanto a nível individual quanto coletivo no plano teórico.

Onze provável: Oblak, Karnicik, Bikol, Drkusic, Janza, Stojanovic, Elsnik, Cerin, Mlakar, Sporar, Sesko

Dica de Prognóstico

A Inglaterra não tem deslumbrado, mas custa a crer que se deixará surpreender por esta Eslovénia. Os ingleses estão cientes do quão importante é vencer para conquistar o grupo e Southgate não deverá “facilitar” na hora de escolher o onze que irá a jogo em Colónia. No entanto, o Campeonato da Europa é profícuo em surpresas e cabe à Eslovénia agarrar-se à percentagem de sucesso que poderá ter.

Prognóstico
Odd
Vitória da Inglaterra e Menos de 4.5 Golos
1.55
LeBull
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
60% Sucesso
Próg. realizados
4405
Média Odds usadas
1.64
Próg. certos
2570
Próg. errados
1730