Vasco da Gama – Bahia (Brasileirão Série A)
A segunda jornada do Brasileirão 2017 dita um confronto entre dois emblemas que na temporada passada disputaram a Série B. Em São Januário, o Vasco da Gama recebe o Bahia. Sem surpresas, o Vasco da Gama está de regresso ao principal escalão do futebol brasileiro. Terceiro colocado da última edição da Série B, o “Gigante da Colina” convive novamente com os principais emblemas do seu país, restando saber se tem condições para protagonizar uma temporada descansada. Para já, a “torcida” vascaína demonstra preocupação com a constituição do plantel orientado por Paulão e nem a contratação do avançado Luís Fabiano acalma as hostes, até porque o antigo internacional brasileiro atravessa um momento de forma menos bom. A direção do clube continua a trabalhar no sentido de reforçar o plantel para a temporada que se avizinha e a defesa é um dos setores que será reforçado com toda a certeza.
Na ronda inaugural, o Vasco da Gama caiu com estrondo aos pés do campeão Palmeiras, saindo goleado do Allianz Parque por quatro bolas a zero. Jean deu vantagem ao “Verdão” logo aos seis minutos na conversão de uma grande penalidade, Alejandro Guerra dilatou a vantagem antes do intervalo, Miguel Borja aumentou a abrir a etapa complementar e fez o segundo da conta pessoal (quarto do Palmeiras) na conversão de uma grande penalidade, a dez minutos do fim. Jogo sem história em São Paulo e com um resultado que ilustra o desnível que, para já, existe entre as duas equipas. O Vasco da Gama precisa de (e vai) melhorar muito, sob pena de não se aguentar neste regresso.
Onze Provável: Martin Silvia, Gilberto, Marques, Jomar, Henrique, Soares, Gallo, Pikachu, Kelvin, Nenê, Fabiano
O Esporte Clube Bahia também está de regresso ao escalão máximo após ter terminado a temporada passada no 4º lugar da Série B. A equipa de Salvador da Bahia surpreendeu pela positiva na ronda inaugural, goleando o Atlético Paranaense, equipas que está a disputar a Libertadores, por seis bolas a duas. Tiago, Zé Rafael, Régis (2), Edigar Junio e Edson fizeram os golos na Arena Fonte Nova num jogo em que, curiosamente, a formação da Bahia até esteve a perder por duas vezes (0-1 e 1-2). Após golear o “Furacão”, na noite de quarta-feira, a equipa treinada por Guto Ferreira empatou a uma bola na Ilha do Retiro frente ao Sport Recife, em jogo relativo à primeira mão da final da Copa do Nordeste. Invicto há cinco jogos contabilizando partidas do Estadual (Baiano), a equipa encara esta visita ao Vasco da Gama com a motivação nos píncaros e acredita que é possível aproveitar o desnorte por algo aparenta reinar em São Januário.
Edson e Pablo Armero voltam a ir a jogo depois de terem cumprido os respetivo castigos, mas Hernane Brocador fica de fora devido a lesão. Guto Ferreira recorreu aos serviços de alguns habituais titulares no jogo disputado a meio da semana frente ao Sport Recife.
Onze Provável: Jean, Eduardo, Tiago, Eder, Matheus, Sales, Juninho, Rafael, Allione, Rosa, Junio
Na época passada ambas as equipas militavam na Série B e dividiram os louros, com uma vitória para cada lado. As duas formações tiveram sortes contrastantes na ronda inaugural.