Uruguai – Costa Rica (Mundial 2014)
O Uruguai faz a sua estreia no Mundial de Futebol do Brasil frente à Costa Rica, em jogo a contar para o Grupo D, no Estádio Castelão em Fortaleza. Inserido no Grupo D juntamente com as selecções da Costa Rica, Inglaterra e Itália, o Uruguai vai ter pela frente a difícil tarefa de lutar por um dos dois lugares de acesso aos oitavos-de-final da competição. Recorde-se que o Uruguai foi 4º classificado no Mundial de 2010 na África do Sul, ao perder no jogo de 3º e 4º lugar por 3-2 com a Alemanha.
A qualificação para o Mundial do Brasil só foi conseguida após derrotarem a Jordânia no playoff final de acesso à competição. No entanto, a selecção orientada por Óscar Tabárez, apresenta-se imbatível nos seus últimos 6 jogos oficiais. Esta sequência de bons resultados iniciou-se com uma vitória por 3-2 sobre a Argentina no último jogo da fase regular de qualificação para o Mundial 2014. Seguiu-se uma vitória por 0-5 na Jordânia, no primeiro jogo do playoff final de acesso, seguido de um empate por 0-0 em casa, frente à mesma Jordânia, que selava a qualificação para o Mundial. Já na fase de preparação para este Mundial do Brasil, segue-se um empate por 1-1 com a Áustria, uma vitória por 1-0 frente à Irlanda do Norte, e por fim, uma vitória por 2-0 sobre a Eslovénia. Certo é que o Uruguai optou por se preparar para o Mundial frente a equipas ligeiramente inferiores, o que embora possa ser útil do ponto de vista motivacional, em termos de ritmo de jogo deixará certamente muito a desejar.
Para este jogo o Uruguai não poderá contar o defesa José Giménez, devido a lesão. No entanto, Luis Suárez deverá estar apto para jogar.
Onze Provável: Muslera, Pereira M, Lugano, Godin, Caceres, Ramirez, Arevalo, Gargano, Rodriguez, Cavani, Suárez
A Costa Rica, por seu turno, chega a este Mundial do Brasil depois de conseguir a qualificação directa na zona CONCACAF, ao ficar no 2º lugar, logo atrás dos Estados Unidos. Neste Grupo D, onde encontrará o Uruguai, Inglaterra e Itália, a Costa Rica terá grandes dificuldades para se manter em jogo e lutar por um dos lugares de acesso às eliminatórias, sendo claramente o elo mais fraco do grupo. Ainda assim, os costa-riquenhos apresentam-se moralizados e confiantes o suficiente para jogarem olhos-nos-olhos com o Uruguai.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, a Costa Rica apresenta um histórico de 4 derrotas e 1 empate. Esta sequência negativa de resultados iniciou-se com a derrota por 4-0 diante do Chile, em jogo particular. Seguiram-se derrotas por 0-1 com a Coreia do Sul, por 1-2 com o Paraguai e por 1-3 frente ao Japão. Só no último jogo de preparação para o Mundial do Brasil é que a Costa Rica conseguiu não perder, ao empatar por 1-1 frente à República da Irlanda. Estes resultados demonstram bem as debilidades desta Selecção, que terá muitas dificuldades para pontuar num dos grupos mais difíceis da competição.
Para este jogo o técnico Jorge Luís Pinto não poderá contar com Michael Umaña, nem com Cristian Gamboa, ambos lesionados. Todo o restante plantel está disponível e a 100%.
Onze Provável: Navas, Mora, Gonzalez, Duarte, Umana, Diaz, Borges, J Cubero, Ruiz, Campbell, Urena
Ao nível dos confrontos directos entre ambas as selecções, o histórico é o seguinte:
Uruguai | 1-1 | Costa Rica | P.Off CONMEBOL/CONCACAF 2010 |
Costa Rica | 0-1 | Uruguai | P.Off CONMEBOL/CONCACAF 2010 |
Costa Rica | 1-2 | Uruguai | Copa América 2001 |
Uruguai | 1-1 | Costa Rica | Copa América 2001 |
Espera-se uma partida de sentido único, com o Uruguai a dominar por completo o jogo. Com Luis Suárez e Cavani na linha da frente, e uma equipa extremamente organizada e coesa, a Selecção do Uruguai é claramente superior à Costa Rica em todos os aspectos do jogo. Os Costa-riquenhos procurarão simplesmente fazer o melhor possível para atenuar a clara superioridade dos Uruguaios, ainda que seja expectável que a vitória não fuja ao Uruguai de forma alguma.
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus