Sport Recife – Atlético Paranaense (Brasileirão Série A)
Nas hostes do Sport Recife, as últimas jornadas têm ficado marcadas por uma ascensão na pauta classificativa. A formação de Pernambuco abandonou o “Z4” de descida e o objetivo passa por dilatar a vantagem em relação aos quatro últimos colocados. O Atlético Paranaense luta por objetivos mais ambiciosos.
O Sport Recife encara o Atlético Paranaense na sequência de duas vitórias consecutivas que permitiram ascender na classificação e abandonar os lugares de descida. Na 14ª posição com 18 pontos, o Sport tem apenas um de vantagem em relação ao primeiro emblema abaixo da linha de água. Como tal, o grande objetivo passa por somar a terceira vitória seguida na receção ao Atlético Paranaense.
Os comandados de Oswaldo Oliveira começam, finalmente, a conseguir corresponder num registo mais aproximado do valor que lhe é reconhecido. A vitória alcançada na 15ª jornada, frente ao Grémio (4-2), pôs fim a uma série de três desaires consecutivos e parece relançar a equipa para o que resta do campeonato. Já na última jornada, o Sport “despediu” Paulo Bento ao vencer o Cruzeiro no Mineirão, naquele que foi o último jogo do técnico português à frente da “Raposa” de Belo Horizonte. 11 dos 18 pontos que o Sport possui foram conquistados em casa. Os últimos encontros na Ilha do Retiro (três vitórias em quatro jogo) permitem que os adeptos perspetivem a receção ao Atlético Paranaense com optimismo. A equipa atravessa uma boa fase, está motivada e deverá atuar com o mesmo onze que atuou na última jornada.
Onze Provável: Magrão, Xavier, Ferraz, Ronaldo Alves, Wallace, Serginho, Rithely, Felipe, Rogério, Diego Souza, Edmilson
O Atlético Paranaense debate-se na luta pelo acesso à Libertadores 2017. No 5º lugar à entrada para a 17ª jornada, tem dois pontos de desvantagem em relação ao Santos, que está no 4º posto. Com forte concorrência na luta pelos primeiros quatro lugares, o Atlético sabe que qualquer deslize poderá implicar uma queda significativa na tabela.
Os pupilos de Paulo Autuori não perdem desde a 12ª jornada, ocasião em que defrontaram o Coritiba no “derby” local, tendo vencido três dos quatro jogos que disputaram nas últimas jornadas. Equipa que costuma exibir-se a um bom nível na Arena da Baixada, empatou com o Vitória da Bahia (1-1) na última ocasião em que jogou diante dos seus adeptos. Fora de casa, o Atlético Paranense costuma passar por mais dificuldades, tanto que até à data só pontuou em três dos oito jogos que disputou na condição de visitante. A meio da semana, o Atlético jogou no terreno da Chapecoense em encontro válido pela Copa do Brasil, alcançando um empate (1-1) depois um nulo em casa na primeira mão. Alguns atletas têm sido submetidos a desgaste excessivo, de tal modo que Thiago Heleno, Otávio, Hernani e Vinícus poderão ser “poupados” nesta partida. Léo e Walter são baixas confirmadas, uma vez que se preparam para cumprir suspensão.
Onze Provável: Weverton, Galhardo, André, Wanderson, Sidcley, Renan, Pedro, Rossetto, Juninho, Yago, Pablo
O Sport Recife tem conseguido exibir-se a bom nível na Ilha do Retiro. A equipa está motivada depois de ter abandonado os últimos lugares da pauta classificativa e quer somar a terceira vitória consecutiva para dilatar ter a hipótese de dilatar a vantagem em relação aos últimos lugares. O Atlético Paranaense, por seu turno, luta pelo acesso à Libertadores 2016 mas tem sentido algumas dificuldades quando joga fora da Arena da Baixada. Embora estejamos perante um compromisso entre equipas que neste momento lutam por objetivos distintos antevê-se um jogo equilibrado, se bem que as ausências na equipa do Atlético Paranaense podrão pesar. Na última edição do Brasileirão, Sport Recife e Atlético Paranaense empataram os dois jogos que disputaram entre si.