Santos – São Paulo (Brasileirão Série A)
O duelo entre Santos e São Paulo é o grande destaque da 12ª ronda do Brasileirão 2017, ou não estivéssemos a falar de um “clássico” entre duas das principais forças do Estado de São Paulo. A estreia de Dorival Júnior no comando técnico do São Paulo aumenta a expectativa para esta partida.
Para o clube da Vila Belmiro, a semana ficou marcada pela disputa da primeira mão dos oitavos-de-final da Libertadores 2017. O Santos viajou até à Arena da Baixada para defrontar o Atlético Paranaense e venceu por três bolas a duas, resultado que permitiu dar um passo de gigante rumo à fase seguinte da prova. Porém, o trajeto do “Peixe” não tem sido um “mar de rosas”, embora a equipa ocupe o 5º lugar por esta altura e esteja em posição de acesso à Libertadores do próximo ano.
O mau início de campeonato provocou uma alteração no comando técnico. No início de junho, após um desaire às mãos do Corinthians (2-0), a direção do Santos demitiu Dorival Júnior e assegurou os serviços de Levir Culpi. O treinador que transitava da última época não resistiu a uma série de resultados negativos e, mais do que isso, ao mal estar que alegadamente imperava no balneário. Desde a saída do treinador que se têm registado melhorias e a equipa santista está mais perto dos seus objetivos. Este domingo, Dorival Júnior prepara-se para a estreia à frente do São Paulo precisamente diante do Santos.
Luiz Felipe, Gustavo Henrique, Zeca, Vitor Bueno e Ricardo Oliveira compõem a lista de ausentes do lado do Santos, todos devido a lesão.
Onze Provável: Vanderlei, Ferraz. Braz, Lucas, Mota, Maia, Renato, Lima, Copete, Henrique, Kayke
O primeiro desafio de Roger Ceni enquanto treinador principal não correu da melhor forma. Ídolo da “torcida” do São Paulo, o ex-guarda-redes que tinha assumido os destinos da equipa no início da época “caiu” após 11 jornadas cerca de seis meses à frente da equipa. Apesar das ideias positivas em termos de jogo, o técnico não resistiu os maus resultados que por esta altura colocam o São Paulo em zona de relegação e acabou por deixar o cargo. A responsabilidade está longe de se encontrar toda do lado de Ceni. Era difícil pedir mais a um treinador obrigado a lidar com constantes mudanças na equipa às suas ordens, com um quotidiano marcado pela instabilidade derivado da abertura da direção do clube no que diz respeito à venda dos seus ativos mais valiosos.
Dorival Júnior foi o eleito para suceder a Roger Ceni e, ao que tudo indica, os problemas subsistem. Rodrigo Caio parece ser a venda mais recente e o defesa/médio defensivo prepara-se para assinar pelo Zenit de São Petersburgo. O São Paulo não vence há seis jogos e averbou quatro derrotas nesta sequência. O “clássico” na Vila Belmiro é mais um grande desafio para o “Tricolor Paulista”, conjunto que tem a seu favor o facto de estar de “cara lavada” para iniciar um novo ciclo bem como o conhecimento que Dorival Júnior tem do adversário em causa.
Onze Provável: Ribeiro, Araruna, Lugano, Caio, Tavares, Cícero, Jucilei, Mendes, Marcinho, Nem, Pratto
A Vila Belmiro, “casa” que Dorival Júnior deixou há cerca de um mês, prepara-se para acolher a sua estreia enquanto treinador do São Paulo. O Santos é favorito à conquistada vitória perante um São Paulo muito instável a todos os níveis, porém, curiosidade para aferir de que influencia terão os ares de mudança no seio do “Tricolor Paulista”.