Santos – Flamengo (Brasileirão Série A)
A cidade de Cuiabá, em Mato Grosso, acolhe um dos encontros de maior cartaz na 18ª jornada do campeonato brasileiro. Santos e Flamengo estarão frente a frente, adversários que se encontram separados por apenas dois pontos na pauta classificativa. As duas equipas atravessam um bom momento e o encontro tem todos os condimentos para merecer a atenção dos apostadores.
O Santos foi um dos grandes vencedores da última jornada do campeonato brasileiro. Venceu o Cruzeiro por dois golos sem resposta na Vila Belmiro e beneficiou da derrota do Palmeiras para ascender ao segundo lugar da pauta classificativa, ainda que em igualdade com o “Verdão”. Neste momento, o pódio do campeonato é composto por três emblemas de São Paulo, com o Corinthians na dianteira graças ao ponto de vantagem que possui em relação a Santos e Palmeiras.
É certo e sabido que, na Vila Belmiro, o Santos sente-se como “peixe na água” e as sete vitórias caseiras de modo consecutivo que acumula são a prova disso mesmo, mas desta feita não jogará no seu terreno habitual uma vez que o encontro com o Flamengo está marcado para a Arena Pantanal. A equipa vem de duas vitórias caseiras de modo consecutivo frente ao Gama (3-0) para a Copa do Brasil e diante do Cruzeiro (2-0) em jogo do campeonato. Nos últimos desafios, a equipa de Dorival Júnior tem superado as expectativas, debelando as ausências dos “olímpicos” Gabriel, Lucas Lima (entretanto lesionado), Thiago Maia e Zeca. O Santo tem provado que este é um cenário para o qual esta devidamente preparado, até porque já passou pela situação anteriormente, quando a participação do Brasil na Copa América privou Dorival Júnior de utilizar Lucas Lima e Gabriel Barbosa. A verdade é que a equipa tem estado a bom nível e segue na luta pelo título, demonstrando uma resistência notável ás adversidades. No ataque, o regresso do veterano Ricardo Oliveira e a aquisição de Jonathan Copete têm vindo a revelar-se apostas ganhas.
Onze Provável: Vanderlei, Ferraz, Felipe, Henrique, Caju, Renato, Yuri, Bueno, Copete, Vecchio, Ricardo Oliveira
O percurso do Flamengo tem sido algo acidentando com alguns resultados inesperados como a derrota caseira frente ao Fluminense (1-2) ou a goleada sofrida no terreno do Corinthians (4-0), mas os “altos” sobrepõem-se aos “baixos”. O conjunto Carioca tem galgado posições na tabela e já está “às portas” do “G4” de acesso à Libertadores. Na 5ª posição à entrada para esta jornada, o Flamengo tem apenas três pontos de desvantagem em relação ao líder Corinthians. Uma vitória na Arena Pantanal catapultaria a equipa de imediato para um dos quatro primeiros lugares e o objetivo passa por aí, depois de dois triunfos consecutvos frente ao América Mineiro (2-1) e ao Coritiba (0-2). Arredado da Copa do Brasil numa fase preoce da competição, o calendário do Flamengo é mais “simpático” que o do rival.
A vitória da última jornada no Couto Pereira foi a quarta fora e portas na atual edição do campeonato brasileiro. Os pupilos de Zé Ricardo têm sentido dificuldades na deslocação aos terrenos dos principais rivais, tal como demonstram as derrotas consentidas em São Paulo frente ao Corinthians (4-0) e em Porto Alegre, com o Grémio (1-0). Quanto a baixas no seio do emblema Carioca, note-se que Juan está lesionado e tudo indica que Réver assuma o seu lugar no eixo defensivo. Paulo Victor, Rodinei, Ederson e Emerson também continuam de fora devido a lesão.
Onze Provável: Muralha, Pará, Réver, Vaz, Chiquinho, Arão, Araújo, Mancuello, Patrick, Éverton, Paolo Guerrero
O Santos tem conseguido contornar as ausências e merece mais um voto de confiança da nossa parte na antecâmara do encontro com o Flamengo. A equipa atravessa uma boa fase, os recentes resultados elevam a moral e quer manter a distância em relação ao adversário neste encontro,agendado para a Arena Pantanal. Na última edição do campeonato brasileiro, os compromissos entre estas equipas terminaram ambos empatados.