Liverpool – Chelsea (Premier League)
A ronda 37 da Premier League 2019/20 culmina com a realização de um encontro de grande cartaz entre o campeão Liverpool e o candidato “milionário” Chelsea. Os “Reds” não defendem mais que a própria honra, ao passo que o Chelsea ainda não tem o acesso à Liga dos Campeões assegurado.
Análise Liverpool
O Liverpool tem a sua situação definida de há várias semanas a esta parte, dado que pôde “soltar os fogos” para celebrar o título de campeão inglês há quase um mês atrás. Os “Reds” já não têm a possibilidade de chegar à meta dos 100 pontos e, como tal, esforçar-se-ão por fazer o melhor que puderem nos dois compromissos que faltam o primeiro frente a este Chelsea e o segundo em Newcastle.
Dado que já nem sequer vai ter que disputar a Liga dos Campeões após a conclusão da Premier League, o Liverpool prepara-se para cumprir aqui o penúltimo jogo da temporada. Ainda que galvanizados pela conquista da Premier volvidos 30 anos e apostados em manter o brio nesta reta final, os jogadores do Liverpool estão bem mais “relaxados” por esta altura, sem os índices competitivos nos mesmos níveis que antes de terem consumado a conquista do título. Os resultados também indicam nesse sentido: após a vitória diante do palace (4-0) que selou a conquista, o conjunto comandado por Jurgen Klopp venceu apenas dois dos cinco encontros disputados, sucumbindo em dois, às mãos de City (4-0) e Arsenal (2-1) e não conseguindo mais que um empate na receção ao Burnley (1-1).
À imagem do que tem acontecido nas últimas jornadas, Klopp deverá levar a jogo os habituais titulares neste duelo com o Chelsea. Note-se que o Liverpool não perde em casa para a Premier League há nada mais nada menos que 56 jogos.
Onze provável: Alisson, Arnold, Gomez, Dijk, Robertson, Fabinho, Wijnaldum, Keita, Salah, Mané, Firmino
Análise Chelsea
O Chelsea já prepara afincadamente a nova temporada e tem investido de forma significativa nesta janela de transferência. Os “Blues” asseguraram já os serviços de Timo Werner, Ziyech e Havertz, três jogadores que têm tudo para fazer a diferença em Stamford Bridge e pretendem disputar a próxima edição da Liga dos Campeões. Por esta altura, os pupilos de Frank Lampard correm com o objetivo de marcar presença na prova de clubes mais importante da Europa e tudo se configura para que as duas vagas que restam sejam asseguradas pelos londrinos e pelo Manchester United em detrimento do Leicester. A derradeira jornada reserva um compromisso com o Wolves em Stamford Bridge, mas antes, há confronto agendado com este Liverpool em Anfield.
A equipa do Chelsea teve apenas 72 horas para se preparar para este desafio, fator que deve ser tido em conta. No domingo, os “Blues” venceram o Manchester United em Wembley e asseguraram um lugar na final da FA Cup. Se, por um lado, a equipa poderá estar mais desgastada que o Liverpool, por outro lado, apresentar-se-á naturalmente motivada na sequência de um resultado positivo e importante, com esse factor psicológico a auxiliar os jogadores a relativizarem a fadiga acumulada. Em nove jogos disputados nesta retoma, o Chelsea venceu sete e perdeu dois, importando elogiar as boas prestações do coletivo sob as ordens de Frank Lampard que só não fez golos num dos encontros disputados, a atípica derrota no reduto do Sheffield United por três bolas a zero.
Gilmour e Tomori não vão a jogo por lesões, mas o Chelsea poderá contar com um reforço de peso para este desafio: N’Golo Kanté. Lampard apostará no habitual 1x4x3x3 com a frente entregue a Pulisic, Willian e Giroud.
Onze provável: Kepa, Azpilicueta, Rudiger, Zouma, Alonso, Jorginho, Mount, Kovacic, Willian, Pulisic, Giroud
Dica de Prognóstico
Jogo com bem maior importância para o Chelsea que para o Liverpool. Ainda assim, as Casas colocam o favoritismo do lado do Liverpool, conjunto que no entanto não terá facilidades para se superiorizar aos “Blues”.