Internacional de Porto Alegre – América Mineiro (Brasileirão Série A)
O Brasileirão não pára. É já esta quarta-feira que arranca a jornada 34 da competição, com a realização de seis jogos. O Internacional de Porto Alegre entra em campo na quinta-feira (15), já conhecedor do resultado alcançado pelo líder Palmeiras na receção ao Fluminense.
15 pontos por disputar, cinco de desvantagem em relação ao líder Palmeiras. O Internacional de Porto Alegre continua a sonhar com a conquista do título, tarefa que não se afigura nada fácil. O “Colorado” não depende só de si e a verdade é que a equipa não tem conseguido estar ao nível exigido nesta fase crucial da temporada. Nas últimas quatro rondas do campeonato brasileiro, o Inter só venceu uma vez, empatando os restantes três desafios. A cinco jornadas do fim, o Inter tem três por disputar no seu próprio terreno, sendo que viajará até aos redutos do Botafogo, que já tem o seu posto a meio da tabela garantido, e do Paraná, já despromovido. O calendário do Palmeiras idêntico e só uma hecatombe impedirá a equipa Paulista de chegar ao título, mas enquanto for matematicamente possível, o Inter tem a obrigação de correr atrás dos três pontos em todos os desafios.
Invicto há 22 jogos oficiais no Beira Rio, o Inter triunfou no último que disputou, diante do Atlético Paranaense (2-1). Nos últimos dez encontros que disputou em casa, só não venceu dois, frente ao Palmeiras (0-0) e ao Santos (2-2). Ao todo, em 16 jogos no Beira Rio para o campeonato brasileiro, o Inter venceu 12 e empatou quatro, apontando 27 golos e encaixando apenas oito – bom desempenho a nível defensivo.
O castigado Andrés D’Alessandro está suspenso e é a principal baixa para esta partida.
Onze provável: Lomba, Fabiano, Santos, Cuesta, Iago, Dourado, Edenílson, Alano, López, Patrick, Damião
O América Mineiro está em “maus lençóis” e, para tentar uma improvável permanência, a direção do clube apostou num homem que “conhece os cantos à casa” como poucos: Givanildo Oliveira, técnico de 70 anos que já orientou o América tanto no primeiro quanto no segundo escalão. O despedimento do técnico Adilson Batista deu-se na sequência do desaire em casa frente ao já relegado Paraná, por uma bola a zero.
Sem vencer há dez jogos, o América perdeu os últimos três que disputou e por esta altura está na penúltima posição da tabela com 34 pontos, três abaixo da linha de perigo. O América apresenta o segundo pior ataque da competição com apenas 27 golos marcados até à data, mas no plano defensivo os números não são tão negativos quanto isso: 39 golos encaixados em 33 jogos, tantos quanto o Atlético Mineiro, por exemplo, emblema que por esta altura está no 6º lugar da tabela.
Jori (lesionado) e Messias (suspenso) são ausências confirmadas.
Onze provável: Ricardo, Neto, Aderlan, Ferraz, Carlinhos, Magrão, Palmieri, Juninho, Donizete, Ricardo, Aylon
Na primeira volta, o Internacional foi perder ao Independência por duas bolas a uma. O América precisa urgentemente de pontuar, mas o Inter joga em casa e sabe que uma derrota poderá ditar o adeus à disputa do título. É expectável que tenhamos um encontro com poucos golos.