Figueirense – Botafogo (Brasileirão Série A)
O “aflito” Figueirense mede forças com o Botafogo na 29ª jornada do campeonato brasileiro. A equipa de Florianópolis está entre os quatro últimos colocados da classificação e corre contra o tempo na luta pela manutenção. Ao Botafogo não falta mais que a confirmação matemática de que vai continuar a competir no principal escalão, tendo em conta a confortável posição em que se encontra por esta altura.
A margem de erro é cada vez mais reduzida para o Figueirense. A derrota na deslocação ao Beira-Rio diante do Internacional de Porto Alegre (0-1) agudizou a situação da equipa de Florianópolis, formação que neste momento ocupa a 18ª e antepenúltima posição da classificação com 31 pontos. Com apenas uma vitória para o campeonato brasileiro nos últimos cinco jogos frente ao Santa Cruz (3-1), o Figueirense está dois pontos abaixo da linha de perigo e continua bem vivo na luta pela permanência. Para cumprir com o objetivo a que se propõe nesta reta final da temporada, o Figueirense terá que continuar a acumular bons resultados em casa, tal como tem feito até agora. O Figueira não averbou nenhuma derrota nos últimos três compromissos para o campeonato brasileiro – venceu o Atlético Paranaense (1-0), o Santa Cruz (3-1) e empatou com o América Mineiro (2-2).
Marquinhos Barbosa, Elicarlos, Jackson Caucaia, Bady e Ferrugem são baixas confirmadas para este desafio devido a lesão.
Onze Provável: Fernández, Ayrton, Alves, Werley, Pará, Nogueira, Renato, Dodô, Elvis, Lins, Rafael Moura
O Botafogo está numa posição muito confortável em termos classificativos para encarar a recta final do campeonato brasileiro. Na 9ª posição da pauta classificativa com 41 pontos – oito acima da linha de perigo -, o “Fogão” cedo se afastou dos últimos lugares e só uma hecatombe poderia devolver o emblema do Rio de Janeiro à Série B no final da atual temporada. Motivado pelo triunfo caseiro na receção ao Corinthians (2-0), o Botafogo quer melhorar a imagem deixada na última ocasião em que jogou fora de portas, tendo em conta que perdeu no Independência frente ao “lanterna vermelha” América Mineiro (0-1). A última vitória fora de casa remonta à 26ª jornada, ocasião em que venceu o Vitória na Bahia. O Botafogo não se ressentiu da permuta de treinador – saída de Ricardo Gomes (rumou ao São Paulo) para a entrada de Jair Ventura – e encara esta ponta final de época de uma forma lisonjeira, algo que não se adivinhava à entrada para a atual temporada. A verdade é que a equipa está mais perto do “G6” de acesso à Libertadores o que dos lugares de relegação.
Luis Ricardo e Jefferson são ausências confirmadas para este encontro devido a lesão, jogadores que há muito estão entregues aos cuidados do departamento médico. Airton reforça as escolhas depois de ter cumprido suspensão no último desafio e Diogo Barbosa permanece em duvida.
Onze Provável: Sidão, Santos, Carli, Emerson, Luis, Silva, Airton, Lindoso, Camilo, Neilton, Sassá
O encontro da primeira volta terminou com um nulo no marcador. O Figueirense entra em cena muito mais pressionando que o Botafogo, dado que continua numa intensa luta pela permanência no principal escalão. Perspetiva-se um encontro equilibrado entre duas equipas que entraram neste campeonato brasileiro com um objetivo comum mas estão em situações distintas.