Espanha – Inglaterra (UEFA Nations League)
A seleção espanhola lidera o grupo 4 da Liga A da UEFA Nations League e está muito perto de carimbar o aceso à “final-four” da prova. Os ingleses, por seu turno, precisam urgentemente de pontuar se quiserem continuar na luta.
O início da era de Luis Enrique no comando técnico da seleção espanhola está a corre de feição. Desde que o técnico ex-Barcelona assumiu os destinos da equipa para render Fernando Hierro, treinador que tinha comandado a seleção durante o campeonato do mundo após a saída abrupta de Lopetegui, Espanha só sabe vencer. Neste momento, os espanhóis encabeçam o grupo 4 graças às vitórias diante de Inglaterra (1-2) em pleno Wembley e Croácia (6-0). Nesta terceira jornada, após uma goleada por quatro bolas a uma ao País de Gales na qual Paco Alcácer esteve em destaque ao apontar dois golos, os espanhóis enfrentam a Inglaterra, seleção que conquistou apenas um ponto até então, cortesia do empate da última ronda diante da Croácia.
A melhor Espanha aparenta estar de volta e veio pata dominar. Luis Enrique conseguiu devolver a identidade à “La Roja” e os resultados estão à vista. Forte coletivamente e munida de muito talento individual, a formação espanhola tem todas as condições para conquistar os três pontos neste encontro e dar um passo decisivo rumo à próxima fase da UEFA Nations League, uma vez que esse cenário permitiria alcançar a marca dos nove pontos, ao passo que cada uma das seleções adversárias ficariam com um cada.
Onze Provável: De Gea, Carvajal, Sergio Ramos, Nacho, Gayá, Busquets, Isco, Ñiguez, Ceballos, Asensio, Paco Alcácer
A seleção inglesa precisa de “fazer pela vida” nesta viagem até Espanha, uma vez que se encontra no segundo posto do grupo 4 com apenas um ponto até então, conquistado na deslocação à Croácia em encontro disputado à porta fechada. Os ingleses sabem que só uma vitória em Espanha os poderá relançar na luta pelo primeiro posto e consequente acesso à “final-four”, mas mesmo que esse objetivo se torne inatingível após este desafio, os “Three Lions” terão que se esforçar para permanecerem na Liga A.
Após anos bastante conturbados, a seleção inglesa atravessa um bom momento e as hostes estão bem mais serenas desde chegada de Gareth Southgate, técnico que se encarregou de renovar a seleção, incutir-lhe novas dinâmicas e soube recuperar a esperança dos adeptos na equipa. O Mundial correu bem e independentemente daquilo que aconteça nesta UEFA Nations League, Southgate tem o seu lugar seguro. Essa estabilidade é importante para uma seleção que tem o passado recente que se conhece. Ainda assim, os britânicos continuam muito presos aos cânones do seu jogo tradicional e isso poderá ser um fator impeditivo de alcançar patamares mais altos.
Onze Provável: Pickford, Walker, Maguire, Stones, Chilewell, Henderson, Dier, Barkley, Rashford, Sterling, Kane
A seleção espanhola é a grande favorita à vitória neste desafio.