Burnley – Bournemouth (Taça de Inglaterra)
A 5ª eliminatória da Taça de Inglaterra arranca no Turf Moor com a realização do encontro entre o primodivisionário Burnley e o Bournemouth, conjunto que no último ano caiu para o Championship.
Análise Burnley
O Burnley é um dos quatro conjuntos primodivisionários (a par de Manchester City, Sheffield United e Chelsea) que vão medir forças com adversários das divisões secundárias nesta 5ª eliminatória da Taça de Inglaterra. Os “Clarets” terão pela frente a formação do Bournemouth, equipa que na última época se despediu do principal escalão do futebol inglês e que agora luta por um dos lugares do “play-off” do Championship que permitam lutar pelo regresso à elite.
Para chegar a esta fase da FA Cup, o Burnley eliminou MK Dons (11-1, 4-3 g.p.) e Fulham (0-3). No que diz respeito ao desempenho na Premier League, a formação orientada por Sean Dyche segue no 17º lugar, imediatamente acima da zona de perigo, mas a realidade é que tem uma (promissora) vantagem de oito pontos.
A identidade do Burnley é sobejamente conhecida, até porque a direção do clube do Turf Moor tem privilegiado uma aposta na continuidade, procurando manter a maioria dos elementos que compõem o plantel às ordens de Sean Dyche, técnico que está a cumprir a nona temporada consecutiva no clube. Habitualmente organizado a partir do seu 1x4x4x2, o Burnley é uma equipa bem trabalhada e organizada do ponto de vista defensivo e muito aguerida, denotando mais dificuldades à frente, tanto que possui um dos ataques menos concretizadores do principal escalão.
Onze provável: Bailey Peacock-Farrell, Phil Bardsley, Kevin Long, Ben Mee, Matthew Lowton, Johann Berg Gudmundsson, Dale Stephens, Ashley Westwood, Josh Benson, Matej Vydra, Jay Rodriguez
Análise Bournemouth
O Bournemouth terminou na Premier League 2019/20 no 18º e antepenúltimo lugar da pauta classificativa e despediu-se assim da elite do futebol inglês. Os “Cherries” caíram para o Championship e, uma vez cumpridos 28 encontros nesta temporada 2020/21, ocupam o 6º lugar da pauta classificativa com 45 pontos conquistados em 28 desafios. Insatisfeita com o desempenho da equipa até então, a direção do clube optou por colocar um ponto final no vínculo com Jason Tindall, treinador que desempenhava funções de adjunto no clube desde 2008/09 e tinha assumido o papel de técnico principal nesta época 2020/21. Ao cabo de 31 jogos, na sequência de uma derrota caseira às mãos do penúltimo Sheffield Wednesday por duas bolas a uma, a ligação chegou ao fim e para o lugar de Tindall chegou Jonatham Woodgate, treinador que na última época tinha estado ao serviço do Middlesbrough. No primeiro jogo sob as ordens de Woodgate, o Bournemouth recebeu e venceu o Birmingham City por três bolas a duas com golos de Danjuma, Wilshere e Billing.
Para chegar a esta fase da FA Cup, o Bournemouth passou por Oldham Athletic (4-1) e Crawley Town (2-1). Embora o Burnley seja o primeiro adversário primodivisionário dos “Cherries” nesta FA Cup, o Bournemouth já teve dois duelos com equipas do escalão máximo nesta época 2020/21, uma vez que eliminou o Crystal Palace da Taça da Liga na decisão através da marcação de grandes penalidades (0-0, 11-10) e posteriormente caiu às mãos do Manchester City (2-1), jogos que foram os dois disputados em setembro de 2020.
Dominic Solanke, produto das camadas jovens do Chelsea com passado associado também ao Liverpool, é o melhor marcador da equipa do Bournemouth com dez golos apontados até à data. Infelizmente para o Bournemouth, Solanke está em duvida para este encontro. O Bournemouth possui vários jogadores nas suas fileiras que contam com experiência no primeiro escalão, debate-se num dos campeonatos mais intensos e competitivos do futebol europeu e tem todas as condições para se debater com o Burnley de igual para igual nesta eliminatória.
Com um total de 50 golos marcados nesta época 2020/21, o Bournemouth fez golos em 78 por cento dos encontros que disputou e até encontrou os caminhos para o golo no duelo com o City, pelo que este tem tudo para ser um bom teste à consistência defensiva do Burnley.
Onze provável: Will Dennis, Adam Smith, Steve Cook, Chris Mepham, Diego Rico, Lewis Cook, Philip Billing, Ben Pearson, Sam Surridge, Shane Long, Rodrigo Riquelme
Dica de Prognóstico
Independentemente do facto de estarmos a falar de uma eliminatória entre equipas de escalões distintos, tudo aponta para uma contenda bastante equilibrada. O Bournemouth está a iniciar uma nova era às ordens de Woodgate, venceu o seu primeiro encontro e viaja até ao Turf Moor disposto a contrariar a habitual organização do Burnley. A eliminatória poderá não ficar sentenciada nos 90 minutos.