Internacional – Ponte Preta (Brasileirão Série A)
Tudo pelos três pontos. O Internacional de Porto Alegre chega à recta final do campeonato brasileiro com a “corda no pescoço”, resultado da pouco confortável 17ª posição que atualmente ocupa. A Ponte Preta, adversária do “Colorado” na 35ª jornada, está numa situação significativamente mais tranquila e aguarda pacientemente pela confirmação matemática de que vai permanecer entre a elite.
A atual situação classificativa suscita natural apreensão no seio do Internacional de Porto Alegre. O emblema do Rio Grande do Sul chega à 35ª jornada do campeonato brasileiro num intranquilo 17º posto que dá direito a descida de divisão. Embora estejamos a falar da equipa que apresenta melhores argumentos de entre as que ainda se encontram na luta pela manutenção, certo é que a formação agora treinada por Celso Roth não tem conseguido desmontrá-lo dentro de campo. Há duas jornadas atrás, o “Colorado” desperdiçou uma oportunidade de ouro para ganhar fôlego nesta luta ao empatar em casa com o Vitória, rival direto nesta batalha pela subsistência no principal escalão. No duelo mais recente para o campeonato, o Inter perdeu no terreno do líder Palmeiras por uma bola a zero.
Sem vencer há cinco encontros oficiais – incluindo dois embates com o Atlético Mineiro para a Copa do Brasil -, o Inter precisa de pontuar como “de pão para a boca”. É certo que o Vitória está a apenas um ponto de distância, mas o Coritiba de Carpegiani, numa posição cada vez mais segura, já leva quatro pontos de avanço. No Beira-Rio, perante os seus adeptos, o Internacional de Porto Alegre não pode vacilar. Celso Roth fechou as portas nos últimos ensaios antes da receção à Ponte Preta, mas a imprensa brasileira noticia que Vitinho deverá estar de regresso às opções.
Onze Provável: Danilo Fernandes, William, Paulão, Ernando, Geferson, Anselmo, Rodrigo Dourado, Eduardo Sasha, Anderson, Valdívia, Vitinho
A boa situação classificativa permite que a Ponte Preta se preste a algum comodismo nesta ponta final de campeonato brasileiro. A formação oriunda de Campinas, no Estado de São Paulo, encara o Internacional de Porto Alegre na sequência de três derrotas de modo consecutivo frente a São Paulo (2-0), Sport Recife (1-0) e Santos (1-2), situação que aparentemente não despoleta qualquer preocupação no seio do clube. A “Macaca” ocupa a 11ª posição da tabela com 45 pontos e a confirmação matemática de que vai permanecer entre a elite do futebol brasileiro é uma questão de tempo. Nos últimos dois embates caseiros com “aflitos” – Vitória e Santa Cruz -, a Ponte Preta conseguiu vencer.
A Ponte Preta apresenta um registo francamente modesto no que concerne a jogos disputados fora de casa, tanto que só pontuou em seis (2V; 4E) dos 17 jogos que disputou fora de portas para o campeonato brasileiro. Com apenas dois pontos conquistados nas últimas 10 ocasiões em que se fez à estrada, a Ponte Preta encara o Internacional na sequência de quatro desaires consecutivos na condição de visitante, sendo que nem sequer conseguiu celebrar um golo nesta sequência de 360 minutos de futebol.
Onze Provável: Aranha, Nino Paraíba, Antonio Carlos, Douglas Grolli, Reinaldo, João Vitor, Maycon, Wendel, William Pottker, Rhayner, Clayson
O encontro da primeira volta, disputado no Moisés Lucarelli, culminou com uma igualdade a duas bolas. O Internacional de Porto Alegre precisa de fazer pela vida e surge como favorito à conquista dos três pontos, até porque se prepara para defrontar uma equipa que denota imensas fragilidades sempre que atua fora da sua zona de conforto.