Fluminense – Corinthians (Brasileirão Série A)
O Fluminense encara o Corinthians com ambição. A formação Carioca está na 11ª posição da pauta classificativa com 10 pontos, menos três que o Corinthians, formação que ocupa o quarto e último lugar do “G4” de acesso à Libertadores. No “Timão”, a possibilidade de Tite abandonar o comando técnico é o tema que marca a atualidade. As duas equipas defrontam-se no encontro que encerra a oitava jornada do campeonato brasileiro.
Encontro importante para o “Flu”, tendo em conta que uma vitória permitirá aproximar-se dos quatro primeiros lugares da pauta classificativa. Ao cabo de sete jornadas, o conjunto do Rio de Janeiro venceu o América Mineiro (0-1) e o Botafogo (1-0), empatou diante do Santa Cruz (2-2), do Atlético Mineiro (1-1), da Chapecoense (0-0) e do Grémio (1-1), perdendo apenas com o Palmeiras (2-0). Nenhuma equipa tem mais empates que o Fluminense, formação que vem de uma série de três consecutivos. Tem tantos golos marcados quanto sofridos: Seis. Com apenas três golos marcados nos últimos cinco jogos, o Fluminense está no mercado à procura de uma solução para a vaga deixada por Fred no ataque. Uma vez que o Maracanã está indisponível, o Fluminense tem jogado a maioria dos encontros em casa no estádio do Volta Redonda, mas o que é certo é que ainda não perdeu na condição de visitado.
O técnico Levir Culpi contará com o regresso de Marcos Júnior para esta partida, jogador que falhou o encontro da última jornada. Gerson, Samuel e Pierre devem ficar de fora devido a lesão.
Onze Provável: Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique, Silva, Edson, Gomes, Cícero, Scarpa, Júnior, Richarlison
A derrota frente ao Palmeiras, um dos principais rivais no Estado de São Paulo, parece ter ficado remetida para segundo plano. Na sequência da eliminação do Brasil da Copa América e consequente demissão de Dunga, a imprensa brasileira começa a falar na forte possibilidade de Tite assumir o comando da “Canarinha” no imediato, abandonando o Corinthians. Nas hostes do “Timão”, a iminência da saída do comandante é o principal tema de conversa, ou não estivéssemos a falar daquele que é provavelmente o melhor treinador brasileiro da atualidade. Boa parte do sucesso do Corinthians emana da ideia de jogo de Tite, que concebe um estilo próximo ao das equipas europei,as factor que tem colocado o campeão em título um passo à frente das demais equipas. Por agora, certo é que Tite ainda orientará a equipa neste compromisso com o Fluminense.
Ao perder na visita ao Allianz Parque (1-0), o Corinthians quebrou uma série de quatro vitórias consecutivas frente a Ponte Preta (3-0), Sport (0-2), Santos (1-0) e Coritiba (2-1). A três pontos do líder Internacional de Porto Alegre à entrada para esta jornada, o Corinthians não quer perder mais terreno, mas está ciente das dificuldades que se adivinham para esta partida.
O médio Cristian Baroni é baixa confirmada para esta partida, depois de ter sido expulso na última ronda. Rildo e Vilson permanecem lesionados, mas Elias regressa da seleção e está disponível para ir a jogo. O central Felipe, próximo de se tornar reforço do Porto, está fora das contas.
Onze Provável: Walter, Fagner, Balbuena, Yago, Uendel, Elias, Henrique, Guilherme, Gabriel, Giobanni Augusto, Luciano
Em 2015, Corinthians e Fluminense mediram forças em duas ocasiões. No Rio de Janeiro, o encontro terminou sem golos. Já em São Paulo, em partida relativa à 22ª jornada, o Corinthians venceu por dois golos sem resposta. A última vitória do Corinthians em casa do Fluminense remonta a 2010. Daí para cá, disputaram-se mais cinco jogos com duas vitórias do Fluminense e três empates.