Flamengo – Internacional (Brasileirão Série A)
Derrotado no clássico Carioca frente ao Fluminense (1-2), o Flamengo defronta o Internacional de Porto Alegre na 12ª jornada do Brasileirão 2016. O Colorado está no segundo lugar da prova, mas as últimas jornadas não têm sido fáceis, com a conquista de apenas um ponto em nove possíveis.
Na sequência da derrota no “Fla-Flu”, o Flamengo enfrenta o Internacional de Porto Alegre à procura da redenção. Derrotado por um dos principais rivais num encontro disputado em Natal, o Flamengo averbou a quarta derrota no Brasileirão 2016, descendo na tabela classificativa para a 6ª posição. Apesar do desaire, o Flamengo continua próximo do “G4” de acesso à Libertadores, uma vez que tem apenas menos dois pontos que Santos (3º) e Corinthians (4).
Em função das obras no Maracanã, o Flamengo tem andado com a “casa às costas”, sendo que defrontará o Internacional de Porto Alegre no estádio Kléber Andrade, Cariacica. O rubro-negro Carioca já disputou sete encontros na condição e só venceu duas vezes, frente ao Sport (1-0) e ao Vitória (1-0). Empatou com a Chapecoense e com o São Paulo a dois, perdendo no entanto frente ao Palmeiras (1-2) e ao Fluminense (1-2). Curiosamente, até à data, o Flamengo conquistou mais pontos nos jogos fora de portas (9) que nas partidas que realizou enquanto visitado (8).
Everton e Rodinei estão aptos para ir a jogo, se Zé Ricardo assim entender. César, central emprestado pelo Benfica, vai cumprir castigo neste desafio.
Onze Provável: Muralha, Jorge, Vaz, Réver, Rodinei, Arão, Araújo, Éverton, patrick, Marcelo, Guerrero
O Internacional de Porto Alegre tem penado nas últimas três jornadas do Brasileirão, uma vez que não conseguiu alcançar qualquer vitória nesta sequência. Perdeu (3-2) no Orlando Scarpelli com o Figueirense, empatou diante do Coritiba (1-1) e averbou a primeira derrota caseira na receção ao Botafogo (2-3). Com apenas um ponto conquistado nas últimas três jornadas, o Inter perdeu a liderança do Brasileirão para o Palmeiras e viu a concorrência aproximar-se perigosamente. Na segunda posição com 20 pontos, menos dois que o líder Palmeiras, o Inter tem que se debater com o Flamengo, adversário tradicionalmente difícil. Numa altura em que as coisas estão a correr menos bem, a formação de Porto Alegre precisa de demonstrar que tem estofo suficientemente para continuar a discutir os primeiros lugares da classificação. Do ponto de vista exibicional, os comandados de Argel já demonstraram que são uma equipa de créditos firmados, capaz de extrapolar a expectativa que se reservava a esta equipa à entrada para a atual temporada.
O Inter não vence fora do Beira-Rio há três jornadas, tendência que importa inverter. O Colorado já provou que não se deixa atemorizar nos desafios fora de portas, até porque estamos a falar de uma equipa que venceu tanto no Morumbi (1-2) como na Vila Belmiro (0-1).
Vitinho está de regresso às opções e tudo indica que ocupe o lugar de Andrigo no onze titular. Valdivia continua lesionado, tal como Paulão e Geferson, sendo que a principal novidade no lote de indisponíveis prende-se com a ausência do guarda-redes Danilo Fernandes. Fabinho vai cumprir castigo e Seijas, internacional venezuelano contratado recentemente, pode estrear-se com a camisola do Inter.
Onze Provável: Jacsson, William, Alan Costa, Ernando, Artur, Fernando Bob, Rodrigo Dourado, Anderson, Ferrareis, Vitinho, Sasha
O último compromisso entre Fla e Inter remonta à 31ª jornada do Brasileirão 2015, altura em que o Inter venceu no Rio de Janeiro por uma bola a zero. Ante disso, no Beira-Rio, o rubro-negro Carioca tinha levado a melhor (1-2). Favoritismo repartido à entrada para este desafio, até porque o factor casa tem que ser relativizado na atual situação do Flamengo. Atendendo aos resultados recentes de ambas as equipas e ao facto de tanto o Inter como o Fla entrarem com o intuito de somarem os três pontos, é expectável que ambas consigam marcar.