Flamengo – Grémio (Brasileirão 2020)
Flamengo e Grémio, duas das principais forças do Brasileirão 2020, vão estar frente a frente na jornada 4 da competição. No Maracanã, a formação “rubro negra” mede forças com o “tricolor gaúcho”. Quase dez meses após o histórico cinco a zero na Libertadores, eis o reencontro.
Análise Flamengo
Domènec Torrent não teve a estreia que desejava neste Brasileirão 2020. O ex-adjunto de Pep Guardiola perdeu os dois primeiros encontros que disputou ao leme do Flamengo, sucumbindo tanto na receção ao Atlético de Mineiro (0-1) comandado por Jorge Sampaoli em pleno Maracanã quanto no duelo com o Atlético Goianiense (3-0). A margem de erro no “Fla” é sempre reduzida (ainda mais no atual contexto) e a equipa soube “sacudir” a pressão e responder à altura na terceira jornada. Na visita ao estádio Major Antônio Couto Pereira, o “Mengão” venceu o Coritiba por uma bola a zero com um golo do uruguaio De Arrascaeta ainda antes de estarem cumpridos 30 minutos. O conjunto local jogou reduzido a dez unidades a partir do minuto 57 e o Flamengo foi capaz de confirmar o triunfo sem grandes complicações, evidenciando algum progresso em relação aos dois jogos anteriores. Para a posteridade fica a vitória e a importância que a mesma teve numa equipa que inicia um novo ciclo sob as ordens de Torrent e que precisa de vencer para se adaptar às filosofias e dinâmicas do treinador espanhol. O Grémio vai propor um desafio bem mais exigente à equipa Carioca, exigindo-se mais do que aquilo que se verificou até então para conquistar os três pontos. A qualidade da equipa do Flamengo é inegável, Torrent pode “beber” muito daquilo que foi a influência de JJ no clube e o favoritismo relativo à conquista do Brasileirão está do lado Carioca. A equipa deverá encarar este desafio bem mais confiante e esse é um facto a ter em conta.
Onze provável: Diego Alves, João Lucas, Rodrigo Caio, Léo Pereira, Filipe Luís, Arão, Éverton, De Arrascaeta, Gerson, Gabriel Barbosa, Bruno Henrique
Análise Grémio
O Grémio parte naturalmente atrás do Flamengo nesta luta pelo título brasileiro, mas o emblema do Rio Grande do Sul quer provar que também pode ter uma palavra a dizer. Renato Portaluppi (mais conhecido por Renato Gaúcho) continua ao leme do “Tricolor das Pampas” e, ainda que tenha perdido duas unidades nucleares (Éverton “Cebolinha” e Luan), a verdade é que a base do Grémio se mantém e o clube ainda foi ao mercado para garantir nomes como Diego Souza, Orejuela, Ferraz e Vanderlei que têm sido titulares. O conjunto gremista continua a ter uma equipa talentosa, dotada de enorme potencial.
Finalista do Gaúchão após derrotar o rival Internacional de Porto Alegre na meia-final do Estadual por duas bolas a zero, o Grémio estreou-se no Brasileirão 2020 com um triunfo frente ao Fluminense (1-0), golo apontado por Diego Souza. O encontro da segunda jornada culminou com um empate a uma bola no Castelão ante o Ceará (golo de Thaciano), ao passo que o mais recente compromisso culminou com uma igualdade sem golos frente ao Corinthians. O Grémio prepara-se para uma visita exigente ao reduto do Flamengo e quer fazer a consistência que lhe é reconhecida para alcançar algo de positivo. Há dez meses atrás, o conjunto Carioca levou a melhor por cinco bolas a zero, cenário cuja repetição constitui uma enorme improbabilidade. Renato Gaúcho poderá inclusivé usar esse desaire para motivar as tropas, apelando ao “orgulho ferido” de muitos jogadores que estiveram nessa mesma derrota e pretendem agora deixar uma outra imagem neste regresso ao Maracanã.
Onze provável: Vanderlei, Orejuela, Geromel, Kannemann, Cortez, Matheus, Maicon, Jean Pyerre, Alisson, Pepê, Diego Souza
Dica de Prognóstico
Encontro interessante em perspetiva entre duas das boas equipas do Brasileirão 2020. O Flamengo subiu de produção na visita ao Coritiba e quer transportar isso para este mesmo embate com o Grémio. Atendendo ao potencial das duas equipas em termos ofensivos, a possibilidade de termos um encontro com alguns golos deve ser tida em consideração.