Fiorentina – Inter de Milão (Série A)
Fiorentina e Inter de Milão defrontam-se este domingo no Artemio Francchi, em encontro que encerra a 25ª jornada do principal escalão transalpino. Numa altura em que Nápoles e Juventus se perfilam como principais candidatos à conquista do título, “Vi0la” e “Nerazzurri” parecem cada vez mais confinados à disputa de um posto de acesso às provas europeias. Quem vencer, terminará a jornada na terceira posição do campeonato italiano.
A Fiorentina foi a primeira equipa que se conseguiu impor frente ao Inter de Milão na atual edição do campeonato, ao vencer em San Siro por quatro bolas a uma. Na receção aos comandados de Mancini, o objetivo da Fiorentina passa por repetir a dose e ganhar terreno frente a um rival direto.
As boas prestações da equipa de Paulo Sousa sempre que joga no Artemio Francchi têm sido essenciais no bom trajeto que a equipa está a protagonizar. Em 12 jogos disputados em casa para a Série A, a Fiorentina só não conseguiu vencer em três ocasiões – Roma (1-2), Empoli (2-2) e Lazio (1-3). Venceu os últimos dois jogos, frente a Torino (2-0) e Carpi (2-1). Marcou 25 golos (42 no total) a jogar em casa, algo que perfaz uma média de 2,08 golos/jogo. Sofreu nove golos, divididos por por cinco jogos. O registo recente da Fiorentina em compromissos diante do Inter de Milão é positivo, uma vez que venceu o rival em questão nas últimas três ocasiões em que mediram forças. Na última jornada, a equipa da Fiorentina não foi além de um empate a uma bola na deslocação a casa do Bologna, terreno complicado.
Nota para as baixas de dois médios na equipa da Fiorentina. Matías Fernández (suspenso) e Milan Badelj (lesionado) não podem defrontar o Inter.
Onze Provável: Tatarusanu, Roncaglia, Gonzalo Rodríguez, Astori, Bernardeschi, Alonso, Vecino, Valero, Ilicic, Tello, Kalinic
O Inter de Milão atravessa um momento de forma menos bom. O empate (3-3) com que terminou o jogo da última jornada, na deslocação a Verona, foi um “mal menor” se tivermos em conta o rumo dos acontecimentos. Frente ao “lanterna vermelha”, o Inter esteve a perder por três bolas a uma mas ainda foi a tempo de evitar que a grande surpresa se efectivasse, uma vez que Icardi e Perisic marcaram e conseguiram igualar a contenda. Nos últimos cinco jogos oficiais, o Inter só conseguiu vencer na receção ao Chievo (1-0). Note-se que, nesta fase, perdeu por três bolas a zero frente a Juventus (Taça de Itália) e AC Milan (Série A).
Os comandados de Macini atravessam a pior fase da temporada enquanto visitantes, uma vez que não vencem há três partidas nessa condição. Empataram em Bergamo com a Atalanta (1-1), perderam o “derby” com o AC Milan (que nessa ocasião jogou enquanto visitado) e na última jornada empataram com Hellas. Chegar a este encontro na sequência de uma derrota frente ao principal rival e um empate com o “lanterna vermelha” é tudo menos motivador.
O médio brasileiro Felipe Melo está suspenso. Éder, reforço de Inverno proveniente da Sampdoria, deverá ser titular.
Onze Provável: Handanovic, D’Ambrosio, Miranda, Murillo, Telles, Kondogbia, Medel, Ljajic, Perisic, Éder, Icardi
A Fiorentina encara uma equipa do Inter de Milão que está longe da melhor forma. Não vence há três jogos fora de casa e, ao que tudo indica, terá mais um teste de elevado grau de exigência nesta partida. Os pupilos de Paulo Sousa têm vindo a provar que praticam melhor futebol e demonstraram isso na primeira volta, quando visitaram Milão. Uma entrada de rompante dos “Viola” surpreendeu o (na altura) líder Inter de Milão. É expectável que a Fiorentina consiga impor o seu futebol e conquistar os três pontos neste compromisso.