Cruzeiro – Palmeiras (Brasileirão Série A)
Sortes distintas para Cruzeiro e Palmeiras no último fim-de-semana. Enquanto o Cruzeiro conseguiu vencer na sempre difícil deslocação à Vila Belmiro, o Palmeiras foi surpreendido na receção ao Sport Recife. Mineiros e Paulistas medem forças em Belo Horizonte, na jornada 8 do Brasileirão 2018.
Exceção feita ao desaire frente ao rival Atlético Mineiro (1-0), o Cruzeiro atravessa uma fase positiva, tanto que venceu seis dos últimos sete jogos que disputou para todas as competições. Depois de ter concluído a participação na fase de grupos da Libertadores 2018 com uma vitória frente ao Racing Club que permitiu confirmar a vitória no grupo, a “Raposa” foi até à Vila Belmiro vencer o Santos por uma bola a zero. Sem compromissos relativos à Libertadores no horizonte, o Cruzeiro está agora totalmente concentrado no Brasileirão e, à semelhança do que aconteceu na visita a Santos, Mano Menezes alinhará com a sua melhor equipa neste compromisso caseiro com o Palmeiras.
A base da equipa do Cruzeiro transita da última época e o emblema de Belo Horizonte apresenta argumentos suficientes para lutar pelos primeiros lugares, restando saber de que forma é que conseguirá gerir a participação na Libertadores.
O desempenho defensivo do Cruzeiro merece-nos elogio, dado que estamos a falar da equipa que menos golos (3) nestas primeiras sete jornadas.
Onze Provável: Fábio, Edilson, Léo, Dedé, Egídio, Henrique, Lucas Silva, Thiago Neves, Sóbis, Robinho, Sassá
O Palmeiras viaja até Belo Horizonte na sequência de dois resultados que, do seu ponto de vista, só podem ser considerados negativos. O “Verdão” disputou dois jogos em casa de forma consecutiva frente a equipas com objetivos bem mais modestos e só conseguiu conquistar um ponto, graças a um empate a uma bola com o América Mineiro. No compromisso mais recente, caiu às mãos do Sport Recife por três bolas a duas num encontro em que sofreu o golo que ditou o desaire a três minutos do fim. Para uma equipa que se assume como candidata ao título, o Palmeiras tem estado aquém das expectativas.
As próximas jornadas não se afiguram fáceis. Depois desta deslocação ao terreno do Cruzeiro, haverá “derby” no Allianz Parque com o São Paulo, seguindo-se uma deslocação ao reduto do Grêmio. O técnico Roger Machado está pressionado e o Palmeiras precisa de conquistar um bom resultado aqui.
Diogo Barbosa está suspenso e junta-se ao lesionado Moisés na lista de indisponíveis. Miguel Borja, convocado para disputar o Mundial com a seleção colombiana, não entra nos planos para as próximas semanas.
Onze Provável: Jailson, Rocha, Carlos, Dracena, Victor Luis, Felipe Melo, Henrique, Lucas Lima, Keno, Dudu, Willian
O Cruzeiro não perdeu nenhum dos últimos sete jogos que disputou frente ao Palmeiras e o período que atravessa, de franco crescimento, contrasta com o do Palmeiras. Por outro lado, a equipa Paulista está bastante pressionada e quer pontuar em Belo Horizonte.