Cruzeiro – Flamengo (Brasileirão Série A)
Cruzeiro e Flamengo medem forças no Mineirão, em encontro relativo à oitava jornada do campeonato brasileiro. Compromisso entre duas equipas separadas por dois pontos e nove lugares na pauta classificativa, que tiveram sortes distintas na última jornada. O Flamengo quer aproveitar número de ausências que se registam no seio do Cruzeiro para regressar às vitórias.
O Cruzeiro conquistou a primeira grande vitória da era Paulo Bento no último domingo, ao vencer o “clássico” Mineiro no Independência por três bolas a duas. Num encontro emotivo diante do Atlético, principal rival Estadual, a “Raposa” conquistou a segunda vitória nesta edição do Brasileirão, resultado que permitiu subir à 15ª posição da tabela classificativa. Embora o resultado tenha sido positivo, desse encontro resultaram três expulsões a Lucas Marques, Bryan Garcia e Lucas Romero e um cartão amarelo que impede Bruno Viana de defrontar o Flamengo. No ataque, Élber saiu com queixas na coxa esquerda e está praticamente descartado para enfrentar o rival Carioca. Na sequência de um encontro que poderia funcionar como ponto de viragem na campanha do Cruzeiro pela própria componente emocional inerente a uma vitória diante do principal rival, a equipa de Belo Horizonte encara a oitava jornada com vários desfalques, situação que fragiliza a equipa. A única boa notícia para Paulo Bento é a da recuperação do lateral-direito Mayke, que deverá regressar ao corredor direito.
A “Raposa” tem a terceira pior defesa do campeonato Brasileiro – 11 golos sofridos em sete jogos – e é precisamente no setor mais recuado do terreno que se verificam mais baixas para esta partida. Em três jogos caseiros, o Cruzeiro consentiu quatro golos, registo que importa melhorar.
Onze Provável: Fábio, Mayke, Bruno Rodrigo, Léo, Fabrício Bruno, Henrique, De Arrascaeta, Alisson, Bruno Ramires, Willian, Riascos
O Flamengo tem pautado pela irregularidade nesta etapa inicial do campeonato brasileiro. Depois de um arranque em que sentiu algumas dificuldades sob as ordens de Muricy Ramalho – abandonou o cargo devido a problemas de saúde -, Zé Ricardo assumiu os destinos da equipa a título interino e venceu Ponte Preta (1-2) e Vitória da Bahia (1-0). No entanto, a sexta jornada trouxe a primeira derrota sob a nova tutela, com o Flamengo a sair vergado do compromisso com o rival Palmeiras, por duas bolas a uma. No último fim-de-semana, a viagem ao Orlando Scarpelli também não correu da melhor forma e o “Fla” perdeu com o Figueirense (1-0). Neste momento, o emblema do Rio está no sexto posto da tabela com 10 pontos, com três e vantagem em relação ao “Z4” de descida e outros tantos de atraso face ao “G4” de acesso à Libertadores. Começar a cimentar um lugar no pelotão da frente é essencial.
Fora de Volta Redonda, estádio que tem servido de casa aos cariocas, o Flamengo perdeu com o Grémio (1-0), com o Figueirense (1-0) e venceu a Ponte Preta (1-2). O Flamengo acredita que é possível pontuar no Mineirão, terreno em que o Cruzeiro ainda não venceu na atual edição do Brasileirão.
Onze Provável: Alex Muralha, Rodinei, Rafael Vaz, Léo Duarte, Jorge, Willian Arão, Márcio Araújo, Ederson, Alan Patrick, Éverton, Felipe Vizeu
O histórico de confrontos recente remete-nos para uma ideia de equilíbrio. Nos últimos cinco encontros entre as duas equipas, registaram-se duas vitórias do Cruzeiro, outras tantas do Flamengo e um empate. Embora os últimos quatro jogos entre as duas equipas não indiquem essa tendência, tendo em conta a situação defensiva de uma e outra equipa, é expectável que ambas as equipas consigam marcar neste encontro.