Coritiba – Figueirense (Brasileirão Série A)
O estádio Couto Pereira, em Curitiba, acolhe a partida entre o “Coxa” local e o Figueirense. A equipa da casa tem dado sinais francamente positivos e tudo indica que se prepara para conseguir assegurar a manutenção no principal escalão, enquanto o Figueirense sofreu um rude golpe no último fim-de-semana e precisa de fazer pela vida no que resta do campeonato.
Derrotado no Beira-Rio pelo Internacional de Porto Alegre (1-0), o Coritiba quer redimir-se do desaire averbado frente ao “Colorado” na receção ao Figueirense, emblema que também está com a”corda no pescoço” nesta etapa final do principal escalão brasileiro. O “Coxa” está na 13ª posição com 36 pontos, mais três que o emblema imediatamente abaixo da linha de perigo, mas entre os adeptos da equipa Paranaense impera a sensação de que há capacidade suficiente para cumprir com o objetivo de permanecer no principal escalão, atendendo até às exibições mais recentes. De resto, a presença nos quartos-de-final da Copa Sul-Americana não pode distrair a equipa do principal objetivo por esta altura: Garantir a permanência.
Em casa, no que toca a jogos do campeonato brasileiro, o Coritiba ostenta um registo recente francamente positivo. Não perdeu nos últimos cinco compromissos que disputou, tendo vencido Ponte Preta (3-1), Santos (2-1), Grémio (4-0) e América Mineiro (3-0) nesta sequência. O Corinthians, ainda campeão em título, foi o único conjunto que conseguiu pontuar no Couto Pereira nesta sequência ao empatar sem golos.
O treinador Paulo César Carpegiani não deverá promover alterações em relação à última partida. Alan Santos, Neto Bertola e Kléber Gladiador continuam de fora devido a lesão.
Onze Provável: Wilson, Benítez, Claro, Bareiro, Juninho, Paulo, Veiga, Juan, Leandro, Vinícius, Iago
As derrotas das duas últimas jornadas frente a Internacional (1-0) e Botafogo (0-1) agudizam a situação de risco que o Figueirense atravessa na atual edição do campeonato brasileiro – os 180 minutos sem marcar golos também são motivo de preocupação. Na 18ª e antepenúltima posição com 31 pontos, a equipa de Florianopólis já tem quatro pontos de atraso em relação ao Sport Recife, emblema que se posiciona imediatamente acima da zona de perigo. As derrotas frente a rivais diretos nesta altura da temporada são fatais para uma equipa que continua na luta pela permanência e o Figueira sabe disso. O quadro de lesões também tem prejudicado o Figueirense, uma vez que o técnico Marquinhos Santos tem contado com algumas ausências de peso. Ferrugem, Marquinhos Barbosa, Elicarlos, Jackson Caucaia e Bady são os cinco elementos que não poderão ir a jogo neste desafio.
A deslocação ao terreno do Coritiba poderá ser um jogo determinante para a prestação final do Figueirense no campeonato brasileiro, ou não estivéssemos a falar de uma equipa que nas duas próximas jornadas vai enfrentar duas equipas que estão no “top-3” do campeonato brasileiro: Palmeiras e Atlético Mineiro. Se não conseguir pontuar, não se augura nada de bom para a equipa que veste de preto e branco.
Onze Provável: Fernández, Ayrton, Alves, Werley, Pará, Renato, Nogueira, Silva, Elvis, Lins, Rafael Moura
Na primeira volta do campeonato brasileiro, Figueirense e Coritiba empataram a zero. De resto, na última edição da prova, também se registaram dois empates nos encontros entre estes emblemas. Ainda que o Coritiba não tenha a manutenção assegurada, o Figueirense entra em cena mais pressionado.