Corinthians – Grémio (Brasileirão Série A)
Corinthians e Grémio defrontam-se na ronda inaugural do Brasileirão 2016. A Arena de Itaquera, em São Paulo, acolhe o encontro entre dois emblemas que estão entre o lote de candidatos à conquista do troféu. O campeão em título quer estrear-se com uma vitória para afastar as críticas que lhe têm sido feitas em virtude das derrotas no Paulistão e na Libertadores.
Eliminado nas meias-finais do Paulistão diante do Audax e nos oitavos-de-final da Libertadores pelo Nacional de Montevideu, o Corinthians quer estrear-se com o pé direito no Brasileirão. O campeão em título, arredado da Libertadores, concentra todas as atenções na disputa do campeonato doméstico. Do ponto de vista psicológico, é muito importante vencer este desafio depois de dois resultados negativos a jogar perante os respetivos adeptos. Na temporada passada, o “Timão” entrou em prova com uma vitória no terreno do Cruzeiro por uma bola a zero.
Apesar dos desaires recentes, o Corinthians é uma equipa com processos consolidados, entrosada, soberanamente orientada por Tite. Tal como foi repetidamente dito ao longo da última temporada, é a equipa “mais europeia do Brasil” no que toca ao estilo de jogo. Não há duvidas quanto ao seu respeitável estatuto à entrada para mais uma edição da prova.
Com um plantel composto por vários elementos que transitam da última temporada, o Corinthians está no mercado à procura de garantir os serviços de um atleta para o centro do ataque, que funcione como alternativa a André. O médio Renato Augusto não deverá participar nesta partida devido a lesão, sendo que Marquinhos Gabriel é o favorito a assumir o seu lugar.
Onze Provável: Cássio, Fagner, Felipe, Balbuena, Uendel, Henrique, Elias, Marquinhos Gabriel, Ángel Romero, Gabriel, André
O Grémio manteve a base da equipa da última temporada, factor que coloca o emblema de Porto Alegre entre o lote de favoritos a terminar o Brasileirão nos postos cimeiros da pauta classificativa.
Na antecâmara do início do Brasileirão, o percurso dos gremistas foi idêntico ao do Corinthians; Também se ficou pelas meias-finais do Estadual ao perder diante do Juventude (equipa sensação do Carioca) e não foi além dos quartos-de-final da Libertadores, eliminado pelo Rosario Central. A dupla derrota diante dos “rosarinos” (0-1; 3-0) coloca duvidas quanto à capacidade dos gremistas, que querem responder na primeira jornada do Brasileirão.
Ao contrário do que aconteceu na última época, o Grémio começa a temporada às ordens de Roger Machado, treinador que deu nas vistas na última temporada graças à proposta de jogo interessante que elevou o patamar exibicional do Grémio.
Onze Provável: Grohe, Ramiro, Fred, Geromel, Marcelo Oliveira, Maicon, Walace, Douglas, Giuliano, Luan, Bolaños
À entrada para uma edição do Brasileirão em que é difícil definir um grande favorito à vitória final tendo em conta a homogeneidade entre várias equipas, Corinthians e Grémio integram o lote de fortes candidatos. O campeão em título precisa de vencer esta partida pare recuperar dos “traumas” ante Audax e Nacional na Arena de Itaquera, mas terá pela frente o Grémio, uma equipa que mantém a estrutura em relação à última temporada e denota argumentos suficientes para alcançar um bom resultado em São Paulo. Não há margem para poupanças, tendo em conta que as duas equipas já terminaram as respetivas participações na Libertadores.