Ceará – Grémio (Brasileirão Serie A)
O Ceará, que ainda não venceu um jogo desde a final do Cearense, trocou de técnico a meio da semana. Jorginho corre atrás do primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro, na receção ao Grêmio. Mesmo sem grande brilho, o conjunto de Renato acaba de vencer o grupo 1 da Libertadores, garantindo também vantagem caseira no mata-mata que se segue. É hora de concentrar energias no Brasileirão.
O Ceará despediu Marcelo Chamusca na semana passada e chamou Jorginho, o antigo internacional da Canarinha de 94, para assumir o time. Fica o aviso, não será tarefa fácil. O Vovô leva oito partidas sem vencer, entre Brasileirão Seria A e Copa do Nordeste, e não é surpresa nenhuma que esteja na penúltima posição do campeonato, com apenas três pontos ao fim de seis rodadas. O último triunfo foi, precisamente, na final do Estadual, a 8 de outubro, diante do Fortaleza (2-1, 1-2). Eram de antecipar certas dificuldades na mudança de contexto competitivo mas três derrotas e três empates é mau demais. Chamusca não resistiu à crise de resultados. Até na Copa nordestina, ainda com Daniel Azambuja ao comando, o Ceará conseguiu afastar o CRB mas sem vencer o jogo. O empate com golos (3-3, 0-0) na partida de ida valeu a passagem à semifinal. E como quando dá para correr mal, nada funciona, até a promessa do time não tem estado com a pontaria afinada. Arthur Cabral, o artilheiro de vinte anos, ainda não se estreou a marcar no Brasileirão 2018. Soube-se na quinta-feira que assinou contrato com o Palmeiras mas a política do Verdão é deixar ele amadurecendo no time de Fortaleza nos tempos mais próximos.
Jorginho vai tentar dar a volta ao mau momento do Vovô e o novo técnico já chegou passando a sua experiência. Ele sabe o que é estar nessa situação, o impacto que tem no grupo uma série de derrotas. E por isso ele chegou apelando à torcida: é preciso apoiar o time nessa hora. Dos jogadores, ele quer ver atitude e crença nas suas próprias capacidades para chegar às vitórias.
Onze Provável: Éverson – Xavier, Valdo, Luiz Otávio, Rafael Carioca – Naldo, Ricardinho, Juninho – Wescley, Arthur, Felipe Azevedo.
Até agora o Grêmio deu prioridade à Libertadores. Vencedor da prova no ano passado, o time liderado por Renato Portaluppi quer repetir a dose. A primeira etapa passava por vencer o grupo 1, se possível no primeiro lugar. Fechado, com a vitória magra e sofrida de quarta-feira, frente ao Defensor (1-0). Mas não ficou por aí. Com a segunda melhor campanha da competição internacional, só superada pela do Palmeiras, o Tricolor das Pampas vai jogar as eliminatórias seguintes na Arena Grêmio, a não ser que apanhe o Verdão pela frente.
O técnico do Grêmio estava furioso com o estado do relvado e passou o recado que era inadmissível para um clube desse calibre. Também passou o recado à torcida, dizendo que estava mal acostumada. Nem sempre dá para vencer bonito, o importante é atingir os objetivos, e quanto a isso ninguém pode apontar defeito. O time está vivo na Copa do Brasil, que segue para as quartas de final, e é um dos melhores na Copa Libertadores. Agora, está na hora de se aplicar no Brasileirão. O oitavo lugar, com nove pontos (2V/ 3E/ 1D), não está mal mas há margem de progressão, digamos. Com alguns jogadores lesionados, Renato tem poupado certos titulares nas rodadas do campeonato, para estarem a cem por cento na Libertadores. Será que isso vai mudar já no domingo? Não creio.
Geromel partiu para se juntar à seleção brasileira. André Felipe, que não pode jogar na Libertadores tem sido o artilheiro escolhido para os jogos do Brasileirão. Arthur e Alisson estão ambos lesionados, com Jael também em dúvida.
Onze Provável: Grohe – Léo Moura, Miranda, Walter Kannemann, Bruno Cortez – Jailson, Maicon – Ramiro, Luan, Everton – André.
Grêmio | 1-1 | Ceará |
Primeira Liga 2017
|
Grêmio | 1-3 | Ceará |
Brasileirão 2011
|
Ceará | 3-0 | Grêmio |
Brasileirão 2011
|
O Grêmio está sem vitórias nos três últimos confrontos com o Ceará mas as circunstâncias dos dois times são muito diferentes hoje.