Botafogo – Fluminense (Brasileirão Série A)
A ronda 5 do Brasileirão termina com um “clássico” do Rio de Janeiro entre Botafogo e Fluminense. O “clássico do Vovô” está agendado para a noite desta segunda-feira no Engenhão.
O Botafogo está a conquistar resultados interessantes nesta etapa inicial do campeonato brasileiro. Depois de se ter sagrado campeão Carioca ao derrotar o Vasco da Gama na final do campeonato Estadual, o “Fogão” estreou-se no Brasileirão com um empate a uma bola frente ao poderoso Palmeiras, resultado que repetiu na segunda ronda, aquando da deslocação ao terreno do Sport Recife. A primeira vitória estava reservada para a terceira jornada: em casa, frente ao candidato Grêmio, o Botafogo triunfou por duas bolas a uma. À primeira vitória sucedeu a primeira derrota – frente ao Cruzeiro (1-0), em Belo Horizonte.
A equipa treinada por Alberto Valentim está longe de gozar de um dos maiores orçamentos da competição, mas boa parte dos seus jogadores transitam da última temporada, factor que contribui para a estabilidade que se tem verificado.
A meio da semana, o conjunto Carioca recebeu e empatou a um golo com a equipa chilena do Audax Italiano no Engenhão. Excepção feita ao caso de Pimpão, que só foi lançado no segundo tempo, Alberto Valentim não promoveu grandes alterações para o encontro da Copa Sul-Americana. Ainda assim, de quinta para segunda, o Botafogo teve tempo para descansar.
O guarda-redes Gatito Fernández e João Paulo não podem ir a jogo, ambos por lesão.
Onze Provável: Jefferson, Marcinho, Carli, Rabello, Gilson, Matheus Fernandes, Bochecha, Lindoso, Fernando, Brenner, Pimpão
A realidade do Fluminense não é muito diferente em relação à do rival Botafogo. O “Flu” não está entre os principais candidatos à conquista do título e ambiciona, no máximo, o ataque ao “G6”, apresentando uma equipa com muita juventude para tentar cumprir esse objetivo, à semelhança daquilo que já tinha feito no ano passado.
Neste Brasileirão 2018, depois de uma derrota na ronda inaugural frente ao Corinthians (2-1), o conforto do lar permitiu conquistar os primeiros pontos graças a uma vitória frente ao Cruzeiro (1-0) e um empate diante do São Paulo (1-1). Na mais recente jornada, o “Flu” foi vencer ao reduto do Vitória.
Na madrugada de quinta para sexta-feira, os comandados de Abel Braga foram até à altitude boliviana para enfrentar o Nacional Potosí. O plantel brasileiro teve que recorrer a máscaras de oxigénio em solo boliviano e acabou por sair derrotado por duas bolas a zero, resultado que não impediu o acesso à fase seguinte graças ao resultado da primeira mão (3-0).
Marquinhos Calazans é baixa certa devido a lesão.
Onze Provável: César, Chaves, Gum, Frazan, Gilberto, Lucas, Richard, Jádson, Sornoza, Dyego, Pedro
Fluminense e Botafogo já se defrontaram duas vezes na atual temporada: a primeira culminou sem golos e a segunda, na final da Taça Rio – primeira fase do Carioca -, o Fluminense levou a melhor por três bolas a zero. No Engenhão, custa a crer que os donos da casa vão perder este desafio.