AS Roma – Atalanta (Série A)
AS Roma e Atalanta defrontam-se no Olímpico da capital na tarde deste sábado. Os comandados de Eusebio Di Francesco são favoritos à conquista dos três pontos mas sabem que vão ter um adversário difícil pela frente, motivado pelo recente sucesso na Taça de Itália. A AS Roma atravessa aquela que é, muito provavelmente, a sua pior fase na atual temporada. A turma da capital não vence há três jogos oficiais e e os índices de confiança, claro está, estão longe do desejável, tal como ficou patente na insegurança evidenciada durante largos minutos no embate com o Sassuolo, em casa, que culminou com um empate a uma bola.
A atual fase começou com uma derrota caseira às mãos do Torino (1-2), desaire que ditou o afastamento romano da Taça de Itália. Seguiu-se a difícil visita ao terreno da hexacampeã Juventus e, sem surpresas, não correu muito melhor para o lado da Loba de Roma, derrotada por uma bola a zero. A entrada no novo ano não foi a melhor e, depois de largos minutos a vencer o Sassuolo, a AS Roma deixou-se empatar, dividindo pontos com um oponente diante do qual tinha a “obrigação” de triunfar.
Esta AS Roma de Di Francesco já provou que pode ser uma equipa consistente, mas tem um problema: uma vez em vantagem, procura mais gerir as ações da partida que procurar o segundo golo e isso tem saído caro, sobretudo frente a equipas teoricamente inferiores que, quando conseguem o seu golo, baixam as linhas e dificultam ainda mais a missão aos romanos. Karsdorp e Defrel são as duas baixas para este confronto.
Onze Provável: Alisson, Florenzi, Fazio, Manolas, Kolarov, De Rossi, Strootman, Pellegrini, Perotti, El Shaarawy, Dzeko
A Atalanta desloca-se a Roma com o astral em alta e tem todos os motivos para tal, dado que sorriu nas duas últimas ocasiões em que jogou fora de Bergamo. Há duas jornadas atrás, na visita ao AC Milan de Gattuso, a Atalanta venceu em pleno San Siro por duas bolas a zero, marcando posição na luta pela Europa, mais concretamente pelo 6º lugar. É factual que a participação na Liga Europa deste ano tem atrapalhado as pretensões da Atalanta no plano interno, porém, a equipa mantém-se na luta por um dos seis primeiros lugares e tem capacidade para andar nesta discussão até final.
A meio da semana, no primeiro jogo disputado no novo ano civil, a Atalanta teve sagacidade suficiente para protagonizar a surpresa da ronda e vencer o Nápoles em pleno San Paolo, naquele que foi o primeiro desaire caseiro dos pupilos de Maurizio Sarri nas competições internas em 2017/18. A Atalanta venceu por duas bolas a uma, avançou para as meias-finais da competição e só tem motivos para chegar ao Olímpico de Roma plenamente confiante. Para além disso, tem todo o plantel disponível para este desafio.
Onze Provável: Berisha, Tolói, Caldara, Masiello, Freuler, Cristiante, Spinazzola, Hateboer, Gomez, Ilicic, Petagna
Antevê-se uma partida equilibrada. O favoritismo está do lado romano, mas a Atalanta não pára de surpreender e tem capacidade suficiente para causar estragos no Olímpico.