Atalanta – AS Roma (Série A)
Separadas por um lugar e três pontos, Atalanta e Roma enfrentam-se na jornada 24 da Série A 2019/20, na cidade de Bergamo. Os pupilos de Paulo Fonseca não vencem há quatro encontros oficiais e também não vão ter tarefa fácil neste encontro.
Empenhada em garantir o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões pela segunda época consecutiva, a Atalanta segue no quarto lugar da pauta classificativa com 42 pontos e tem a Roma “à perna”, adversária nesta jornada que por esta altura se situa a uma distância de apenas três pontos. De uma temporada para outra, pouco mudou na formação de Bergamo que continua a ser orientada por Gian Piero Gasperini e a privilegiar um futebol vertical, de propensão ofensiva, tanto que falamos do melhor ataque do Calcio com 61 golos marcados em 23 jogos, registo impressionante. Registaram-se três ou mais golos em dez dos últimos 11 jogos da Atalanta na Série A, equipa que encontrou os caminhos para as redes adversárias por duas vezes em cada um dos últimos três desafios que disputou.
Na antecâmara da receção à Roma, a Atalanta foi a Florença bater a Fiorentina por duas bolas a uma. Nos últimos três encontros, em nove pontos possíveis, conquistou sete, mas não foi capaz de vencer os dois últimos jogos no seu próprio reduto, uma vez que perdeu com o SPAL 2013 (1-2) e empatou com o Genoa (2-2). Apesar dos dois percalços em causa, o registo da Atalanta fala por si só e estamos perante uma equipa muito talentosa, sobretudo no último terço do terreno, munida de elementos como Papu Gómez, Ilicic, ou Zapata no seu 1x3x4x3. Gian Piero Gasperini tem toda a equipa à disposição para esta partida e, apesar da proximidade em relação ao encontro com o Valência para a Liga dos Campeões, é expectável que leve a jogo as suas principais unidades.
Onze Provável: Gollini, Tolói, Palomino, Djumisiti, Roon, Freuler, Castagne, Gosens, Gómez, Ilicic, Zapata
No Olímpico da capital, o cenário já foi mais risonho para a Roma de Paulo Fonseca que não está a atravessar o melhor momento de forma, dado que não venceu nenhum dos últimos quatro encontros que disputou. Os romanos saíram vergados do embate com a Juventus (3-1), empataram com a rival Lazio (1-1) e perderam os dois desafios mais recentes frente a Sassuolo (4-2) e Bologna (2-3). Os 11 golos sofridos nos últimos quatro encontros fizeram com que a crítica se realçasse a falta de consistência defensiva que a Roma tem vindo a denotar, tanto que estamos a falar de uma equipa que sofreu golos em nove dos últimos dez encontros que disputou. O conjunto da capital tem falhado demasiado no seu sector mais recuado e os oponentes aproveitado esses erros da melhor forma, dado pouco animador quando se aproxima a passos largos o confronto com uma equipa tão dotada ofensivamente como a Atalanta. Por outro lado, há 11 jogos que a Roma não sabe o que é ficar “em branco” e há que reconhecer a qualidade do processo ofensivo da equipa, sustentado numa equipa que alberga muito talento no último terço do terreno de jogo.
Paulo Fonseca tem motivos de queixa no que diz respeito ao número de lesões que têm fustigado a equipa e continua sem poder contar com Zaniolo, Zappacosta, Diawara e Mirante, todos entregues ao departamento médico.
Onze Provável: Pau López, Bruno Peres, Fazio, Smalling, Spinazzola, Veretout, Mancini, Pellerini, Mkhitaryan, Carles Pérez, Dzeko
Abordar um encontro entre Atalanta e Roma remete-nos de imediato para os mercados de golos. Perspetiva-se um encontro entusiasmante, com golos de parte a parte tal como as odds indicam. Apesar das virtudes da Roma de Paulo Fonseca, custa a crer que a Atalanta, em casa, não consiga conquistar pelo menos um ponto.