As duas grandes finalistas estão encontradas: Argentina e França vão disputar a final do Mundial 2022.
A prova de seleções mais importante do globo vai ter uma decisão inédita e, antes da final agendada para domingo (18 de dezembro), importa olharmos para o histórico de duelos entre as duas nações.
Quantas vezes é que Argentina e França já se defrontaram?
As seleções de Argentina e França já estiveram frente a frente em 12 ocasiões, quatro a título oficial, oito em desafios de preparação.
No que ao saldo final dos desafios diz respeito, a Argentina levou a melhor em seis ocasiões, ao passo que, nas restantes seis, verificaram-se três empates e o mesmo número de vitórias francesas. Ao todo, foram apontados 26 golos nos duelos entre estas duas nações até aos dias de hoje.
Curiosamente, tanto o primeiro quanto o mais recente encontro entre as duas nações foram disputados em contexto de Campeonato do Mundo.
Mundial 1930: Argentina 1-0 França
O primeiro encontro de sempre entre Argentina e França aconteceu no Mundial 1930, disputado no Uruguai.
Em Montevidéu, a Argentina, que mais tarde perderia a final para a seleção da casa, levou a melhor por uma bola a zero com um golo de Luis Monti já perto do apito final do desafio.
Na classificação final do Grupo 1, a Argentina terminou na primeira posição, enquanto que a França foi terceira, também atrás do Chile e à frente da congénere do México.
As melhores Casas para Apostar no Mundial 2022
[betclic]
Mundial 1978: Argentina 2-1 França
As seleções de França e Argentina voltaram a encontrar-se na fase final de um Campeonato do Mundo em 1978.
No Monumental Nuñez, com mais de 70 mil espetadores nas bancadas, sul-americanos e europeus enfrentaram-se também na fase de grupos da competição.
Assim como 48 anos antes, foi a Argentina que voltou a levar a melhor e pela margem mínima: Daniel Passarella abriu o ativo na conversão de uma grande penalidade e Michel Platini empatou perto da hora de jogo, mas Leopoldo Luque encarregou-se de apontar o segundo golo da Argentina que deu a vitória aos donos da casa.
Nesse ano, em solo nacional, a Argentina voltou a ser finalista de uma edição do Campeonato do Mundo, mas desta feita conseguiu mesmo erguer a tão desejada taça ao vencer a Holanda na final.
Mundial 2018: França 4-3 Argentina
A seleção francesa venceu a Argentina pela primeira vez em fases finais do Campeonato do Mundo em 2018, na Rússia.
A Kazan Arena assistiu aquele que foi, com toda a certeza, um dos desafios mais espetaculares da história dos “oitavos” do Campeonato do Mundo. O resultado fala por si só: os franceses venceram por quatro bolas a três e avançaram para a fase seguinte da competição que, mais tarde, viriam mesmo a conquistar.
Volvidos quatro anos, a campeã do mundo em título volta a enfrentar a Argentina, desta feita na decisão.
Encontros de preparação entre Argentina e França
Argentinos e franceses já se defrontaram em contexto de preparação em oito ocasiões.
Ao todo, verificaram-se quatro vitórias da Argentina, dois empates e outros tantos triunfos franceses.
O primeiro encontro de preparação entre as duas seleções aconteceu em 1965 e terminou sem golos.
Volvidos seis anos, Argentina e França defrontaram-se duas vezes num espaço de cinco dias: a seleção francesa venceu o primeiro encontro por quatro bolas a três e, no segundo, foi a Argentina que levou a melhor por dois tentos sem resposta.
Em 1974, no Parc des Princes, a Argentina venceu por uma bola a zero com um golo de Mario Kempes, ao passo que o duelo entre as duas equipas na Bombonera passados três anos terminou sem golos.
Em 1986, ano de Mundial, as duas nações encontraram-se em março no Parc de Princes e os franceses venceram por duas bolas a zero.
Os amigáveis mais recentes aconteceram em 2007 e 2009, ambos com vitórias argentinas (0-1 e 0-2, respetivamente).
Duelo na Taça Independência
Ao olharmos para o histórico de confrontos entre as duas seleções, reparamos que argentinos e franceses estiveram frente a frente numa competição denominada Taça Independência.
A competição em causa, também conhecida como Minicopa, foi uma prova de seleções patrocinada pelo Brasil e enquadrada nas comemorações do Sesquicentenário da Independência do Brasil (150 anos).
O torneio realizou-se nos meses de 11 de junho e 9 de julho de 1972 e contou com a presença de diversas seleções, entre elas, Argentina e França. O encontro entre si culminou com um empate sem golos.
Final do Mundial 2022
A final do Mundial 2022 vai realizar-se no domingo, 18 de dezembro, no Lusail Iconic Stadium.
O encontro tem início agendado para as 15h00 (horário de Portugal Continental). Saiba onde ver a final do Mundial 2022.
Aposte com os melhores bónus e promoções!
[betclic]
Boas Apostas!