América Mineiro – Atlético Paranaense (Brasileirão Série A)
Conformado com o regresso ao segundo escalão do futebol brasileiro, o “lanterna vermelha” América Mineiro recebe o Atlético Paranaense no encontro que encerra a 32ª jornada do campeonato brasileiro. O “Furacão” segue na luta por um lugar na Libertadores 2017 e quer pôr fim a um ciclo altamente negativo em jogos disputados fora de portas.
Isolado no último lugar da classificação com apenas 21 pontos conquistados em 31 jornadas, o risco de “rebaixamento” antes da última ronda do campeonato é cada vez maior para o América Mineiro. Segundo a imprensa brasileira, se o “Coelho” não vencer o Atlético Paranaense e o São Paulo nos dois próximos jogos, o risco de cair para a Série B já na 34ª ronda (o campeonato brasileiro tem 38 jornadas) é de 67,82 por cento. Para conquistar seis pontos nos dois encontros que se avizinham, o América Mineiro precisa de fazer algo que só conquistou uma vez na atual temporada, quando bateu o Internacional de Porto Alegre (1-0) e o Botafogo (1-0) de forma consecutiva – 26ª e 27ª jornadas. Desde que conquistou os dois triunfos consecutivos em casa, o América não voltou a ter razões para sorrir, dado que averbou quatro derrotas consecutivas frente a Coritiba (3-0), Palmeiras (0-2), Atlético Mineiro (3-0) e Corinthians (2-0) sem conseguir fazer um único golo em 360 minutos de futebol. O pior ataque do campeonato (apenas 19 golos marcados) atravessa uma longa seca nesta reta final da temporada – problema que curiosamente é transversal ao Atlético Paranaense nos jogos fora de casa.
Alison, Roger, Gilson, Osman e Nilson são baixas confirmadas para a receção ao Atlético Paranaense.
Onze Provável: João Ricardo, Jonas, Éder Lima, Messias, Danilo, Juninho, Leandro Guerreiro, Ernandes, Tony, Matheusinho, Nixon
O Atlético Paranaense continua na luta por um lugar de acesso à Libertadors 2017, mas o segredo para a manutenção na corrida reside sobretudo nos desempenhos que a equipa tem conseguido alcançar em casa, na famosa Arena da Baixada. Fora de portas, o registo do “Furacão” de Curitiba é francamente modesto: Em 15 jogos para o campeonato brasileiro, o Atlético Parananaense só pontuou em três. A equipa desloca-se ao Independência na sequência de sete (!) derrotas fora de portas de modo consecutivo e não marcou um único golo nesta sequência de jogos. Sport Recife (2-0), Flamengo (1-0), Atlético Mineiro (1-0), Figueirense (1-0), Santa Cruz (1-0), Santos (2-0) e Grémio (1-0) foram os sete adversários que conseguiram levar a melhor sobre a equipa treinada por Paulo Autuori. Atendendo ao mau registo do Atlético enquanto visitante, não admira que as odds das casas de apostas indiquem que estamos perante um jogo de tripla, mesmo tendo em conta a diferença qualitativa entre as duas equipas.
Formação bipolar pela diferença de rendimento em casa e fora de portas, Atlético Paranaense tem um bom jogo para melhorar o registo frente a um adversário que tem apresentado demasiadas vulnerabilidades para competir a este nível.
Onze Provável: Weverton, Léo Pereira, André, Thiago Heleno, Sidcley, Otávio, Hernani, Rossetto, Lucho González, Lucas Fernandes, Pablo
Na primeira volta do campeonato brasileiro, o Atlético Paranaense bateu o América Mineiro por uma bola a zero. O registo negativo do “Furacão” fora de portas permite-nos inferir que a equipa passará por dificuldades no Independência, num encontro que presumivelmente terá poucos golos.