Union Berlim – Schalke 04 (Bundesliga)
A atravessar um mau momento, o Schalke 04 viaja até à capital para medir forças com o Union, conjunto que está no seu primeiro ano de Bundesliga e se debate nos lugares mais baixos da tabela.
Análise Union
O regresso à competição não está a correr nada bem ao Union Berlim, emblema que está pela primeira vez a disputar o principal escalão do futebol germânico. A equipa da capital ainda não venceu desde a retoma da competição – nos quatro jogos já disputados, perdeu três frente a Bayern (2-0), Hertha (4-0) e Borussia Monchengladbach (4-1) e empatou um, na receção ao rival direto Mainz (1-1), encontro em que jogou reduzido a dez unidades durante bastante tempo.
O Union vive com as dificuldades e limitações de quem está pela primeira vez entre os melhores emblemas do futebol alemão, mas o desempenho da equipa piorou após a retoma, não só olhando aos resultados, mas também às exibições rubricadas pela equipa. A equipa está mais vulnerável sobretudo a nível defensivo (sofreu 11 golos em quatro jogos), sendo que também não entusiasma no ataque. Quatro pontos acima da linha de perigo, à partida o Union não terá problemas em prolongar a estadia na Bundesliga, mas precisa de produzir muito mais do que aquilo que se tem visto neste regresso à ação. Este confronto com o Schalke 04, atendendo ao mau momento que o adversário atravessam, parece ser um ótimo momento para o Union pontuar e ganhar ânimo para encarar esta reta final.
Becker, Gogia e Ryerson estão entregues aos cuidados do departamento médico.
Onze provável: Gikiewicz, Subotic, Schotterbeck, Friedrich, Andrich, Gentner, Lenz, Trimmel, Malli, Bulter, Andersson
Análise Schalke 04
Após uma época para esquecer em Gelsenkirchen, a atual temporada até começou bem para o Schalke 04, apontando inclusive ao acesso europeu. Quem diria que, chegados à jornada 30 do campeonato alemão, o Schalke 04 estaria a atravessar a sua pior sequência de resultados desde 1997. Os “mineiros” não vencem há 11 jogos oficiais e desde a retoma que não conhecem outro resultado que não a derrota, cenário verificado nos últimos quatro embates que disputou frente a Borussia Dortmund (4-0), Augsburgo (0-3), Fortuna Dusseldorf (2-1) e Werder Bremen (0-1). A equipa do Schalke 04 tem impressionado pela negativa, os jogos sucedem-se e não há o mínimo sinal de melhoria no seio da equipa que joga na Veltins Arena. Se excluirmos o “lanterna vermelha” Paderborn, neste momento, é justo considerar que o Schalke 04 é a equipa menos fiável da Bundesliga, sendo certo que aquilo que tem produzido está muito longe das reais capacidades desta formação, tal como se verificou no início da campanha. Os comandados de David Wagner estão numa espiral negativa, trabalham sobre derrota e com curtos períodos de recuperação após um longo período sem treinar. Neste momento, a falta de confiança impera na equipa do Schalke 04 e assim continuará a ser enquanto a equipa não reencontrar o caminho para os sucessos.
A lista de ausências é significativa e também por aqui se justifica parte do insucesso deste Schalke 04. Aos lesionados Harit, Serdar, Mascarell e Todibo junta-se agora o castigado Weston McKennie.
Onze provável: Nubel, Kenny, Sané, Kabak, Oczipka, Schopf, Matondo, Burgstaller, Caligiuri, Raman, Gregoritsch
Dica de Prognóstico
Encontro entre duas das equipas menos entusiasmantes na atual connjuntura da Bundesliga. Os donos da casa precisam de pontuar para garantirem o mais depressa possível a manutenção, ao passo que para o Schalke 04, pouco mais há em jogo que a própria honra. O equilíbrio deverá imperar num jogo que se perspetiva com poucos golos.