Tunísia – Cabo Verde (Qualificação Mundial)
Jogo de tudo ou nada no acesso ao Campeonato do Mundo 2014, no Brasil, com apenas uma destas seleções a poder seguir para o playoff que irá definir quem são os cinco representantes do continente africano. Costa do Marfim, Egito e Argélia são as únicas confirmadas nessa próxima fase. Os tunisinos pareciam ter o seu lugar praticamente garantido, no entanto, devido a um castigo aplicado pela FIFA à Guiné Equatorial, num caso que envolveu a inscrição de atletas naturalizados, Cabo Verde recuperou três pontos e ficou a apenas dois dos tunisinos. Vencer no país do seu adversário é uma tarefa bem complicada, no entanto, a equipa orientada por Lúcio Antunes não tem medo de missões difíceis, como bem mostrou no seu passado recente.
A Tunísia soma três vitórias e dois empates neste grupo de classificação, bastando-lhe somar mais um empate para conseguir terminar em primeiro lugar. Depois de ter vencido os três jogos da primeira volta, os tunisinos empataram na Serra Leoa e na Guiné Equatorial, permitindo-se assim a aproximação dos seus adversários. Ainda assim, no mês passado, encontrou a seleção do Congo num encontro de preparação, tendo vencido por 3-0, o que deixará cheios de confiança os homens de uma seleção que está habituada a marcar presença nas grandes competições do futebol.
Para Cabo Verde, o Mundial de 2014, é um sonho que ficou bem perto de se tornar realidade, mesmo depois de um mau começo. As derrotas frente à Serra Leoa e Tunísia, nos primeiros dois encontros deixaram os Tubarões Azuis com uma missão quase impossível, mas ao somar os três pontos do jogo da Guiné Equatorial –onde, na realidade, haviam perdido por 3-4 – e ao vencer, depois, em sua casa, a equipa guineense e a Serra Leoa, Cabo Verde voltou a sonhar com uma presença num Mundial, isto depois de se ter estreado na Taça das Nações Africanas no início deste ano. O selecionador chamou alguns dos nomes que fizeram a história da equipa cabo-verdiana na Taça das Nações Africanas, como o guarda-redes Vozinha, o defesa-central Fernando Varela, os médios Marco Soares, Babanco ou Platini e os avançados Júlio Tavares e Héldon, juntando-lhes outros jogadores que voltam a estar na melhor forma, como Kay, Sidnei Sita, Djaniny e Ryan Mendes. Para além destes jogadores, algumas novidades, como Garry Rodrigues ou Calu, prometem fazer aumentar as opções disponíveis para o treinador.
As duas equipas apenas têm um encontro oficial no historial, precisamente o da primeira volta nesta fase de grupos, com a Tunísia a vencer por 1-2 na Cidade da Praia, num jogo que foi já disputado há mais de um ano, em junho de 2012.
Para o presente encontro, é natural que a equipa tunisina entre com mais vontade de decidir a partida rapidamente, procurando um golo que a sossegue nos seus objetivos. Cabo Verde terá que se dedicar ao que sabe fazer melhor, defendendo bem as suas linhas mais recuadas e atacando em transições muito rápidas a baliza adversária. Se durante a primeira parte, num desses raides, a equipa dos Tubarões Azuis conseguir um golo, o sonho do Mundial poderá estar vivo.
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus