Torino – Fiorentina (Série A)
Paulo Sousa entrou a ganhar na atual edição da Série A. Na receção ao histórico AC Milan, venceu por 2-0 e deu continuidade à boa pré-época que realizou, etapa em que derrotou Chelsea e Barcelona. A expectativa consome a cidade de Florença e, provavelmente, os adeptos da Fiorentina até já esqueceram que o português passou pela rival Juventus. Segue-se uma visita a Turim, cidade que bem conhece dos tempos de jogador, mas para enfrentar o Torino.
A Fiorentina entrou com o pé direito na atual edição da Série A. Em Florença, venceu o AC Milan de Mihajlovic por 2-0 para gáudeo dos adeptos “Viola” que estão em êxtase com este início de temporada. Saliente-se que a Fiorentina jogou, desde o minuto 36, contra 10. Depois das passagens muito postivas por Maccabi Tel Aviv e Basileia – foi campeão em ambos os clubes – Paulo Sousa chega a Itália para conduzir a Fiorentina ao sucesso. Pensar na conquista do título transalpino talvez seja uma ambição demasiado grande, mas é perfeitamente possível que consiga garantir o acesso à Liga dos Campeões.
Onze Provável: Tatarusanu – Roncaglia, Rodríguez, Tomovic – Badelj, Valero, Gilberto, Alonso – Ilicic, Bernardeschi, Kalinic.
A segunda jornada traz a primeira deslocação para esta Fiorentina versão 2015/16. Desloca-se a Turim, cidade na qual Paulo Sousa foi feliz na defesa das cores da Juventus, para enfrentar o Torino, emblema com maior representatividade na cidade. Na Série A, qualquer deslocação é exigente, e esta não constitui excepção.
O Torino venceu em dia de estreia, por 1-2, na deslocação ao estádio do modesto Frosinone. O emblema comandado por Giampiero Ventura possui um conjunto de jogadores experientes, alguns deles já com pergaminhos na Série A, caras bem conhecidas do Calcio. Uma delas é Fabio Quagliarella, atleta que já vestiu as duas cores que dividem Turim e foi autor de um dos dois golos na primeira jornada. Note-se que o Toro foi capaz de recuperar de uma desvantagem imposta pelo Frosinone quando estavam decorridos sete minutos de jogo.
Onze Provável: Padelli – Maksimovic, Glik, Moretti – Benassi, Baselli, Gazzi, Avelar, Peres – Maxi López, Quagliarella.
Situação comum às duas equipas é o facto de manterem nas suas fileiras atletas que já desempenhavam um papel importante na última temporada. No cômputo geral, até porque luta com outro tipo de ambição, é legítimo considerar que a Fiorentina é mais forte e detém um leque de opções de maior qualidade. Bernardeschi, Ilicic ou o experiente Borja Valero merecem-nos referência, mas a grande figura deste arranque de temporada é mesmo Paulo Sousa. As suas ideias estão a conquistar o futebol transalpino e as exibições rubricadas na fase de preparação da nova época são prometedoras quanto ao futuro desta equipa.
Um dado curioso acerca destas duas equipas é o facto de se terem anulado nas últimas duas épocas. São quatro jogos consecutivos com empates como resultado final. Nesta deslocação a Turim, a Fiorentina parte com a motivação em alta e merece o estatuto de favorita. Terá que fazer por prová-lo dentro das quatro linhas, visto que o Torino tem capacidade para dificultar a vida à equipa da bela cidade de Florença.
Torino | 1-1 | Fiorentina | Série A 2014/15 |
Fiorentina | 1-1 | Torino | Série A 2014/15 |