Schalke 04 – Wolfsburg (Bundesliga)
O Schalke 04 e o Wolfsburg medem forças este domingo à tarde na Veltins Arena, num desafio a contar para a 18ª jornada da Bundesliga. O Schalke chega aqui após uma primeira metade do campeonato alemão muito pouco convincente e a o treinador Domenico Tedesco começa a ter o seu lugar a prémio. Do outro lado chega um Wolfsburg que surpreendeu e realizou uma primeira parte do campeonato muito positiva, encontrando-se mesmo em posição de acesso directo à Liga Europa.
O Schalke 04 ocupa o 13º lugar com 18 pontos, fruto de 5 vitórias, 3 empates e 9 derrotas, com parciais de 20 golos marcados e 24 golos sofridos. O Schalke realizou um arranque de temporada decepcionante, e esteve inconstante durante toda a primeira metade do campeonato alemão, razão pela qual conta apenas com 4 pontos acima do play-off de relegação. Só se regista apenas uma vitória nos últimos cinco jogos consecutivos, com esta a ter sido conquistada na última jornada do campeonato, em terreno do Stuttgart (1-3). O técnico Domenico Tedesco começa a ver o seu lugar como treinador a prémio, e vencer aqui torna-se obrigatório.
A jogar em casa os Azuis Reais venceram apenas 3 dos 8 jogos disputados para o campeonato, perdendo os restantes 5, contabilizando 11 golos marcados e 13 golos sofridos. Além disso, a equipa vem de duas derrotas consecutivas diante dos seus adeptos, contra o Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen, ambas por 1-2. É imprescindível para o Schalke, e para Tedesco, vencer aqui e somar os 3 pontos, mas a vasta lista de lesões em nada contribui para isso, com o treinador alemão a ver elementos como Hamza Mendyl, Suat Serdar, Embolo, Amine Harit e Burgstaller de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Fahrmann – Caligiuri, Sané, Nastasic e Oczipka – Schopf, Stambouli, Rudy e Konoplyanka – Skrzybski e Uth.
O Wolfsburg, por sua vez, ocupa o 5º lugar com 28 pontos, fruto de 8 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, com parciais de 27 golos marcados e 22 golos sofridos. Depois de atravessar um momento menos positivo a meio da primeira metade do campeonato, onde somou apenas uma vitória em 9 jogos do campeonato alemão, os Lobos descobriram o seu bom momento de forma e chegam aqui invictos nos últimos 6 jogos da prova, vencendo 5 deles, com este registo a começar com vitórias sobre o Leipzig (1-0) e Frankfurt (1-2), empatando depois na recepção ao Hoffenheim (2-2), e fechando depois o ano com três vitórias consecutivas, contra o Nuremberga (0-2), Stuttgart (2-0) e Augsburg (2-3).
Nem mesmo fora de portas o Wolfsburg tem desiludido, perdendo apenas 2 de 8 jogos na prova, vencendo 5, e contabilizando 14 golos marcados e 8 golos sofridos. Além disto, a equipa venceu as últimas 3 deslocações no campeonato. Os Lobos realizaram então uma excelente primeira metade do campeonato e esperam repetir o mesmo nesta segunda volta, com o objectivo da equipa a passar por assegurar um dos lugares de acesso às competições europeias. O técnico Bruno Labbadia dá por si sem poder contar com Daniel Ginczek, Camacho e Guilavogui, todos lesionados. No entanto, o seu adversário encontra-se com bem mais problemas no que diz respeito a lesões, e tem uma necessidade acrescida de vencer, algo que os Lobos poderão tirar proveito, oferecendo a posse de bola ao inimigo e explorando o contra-ataque como forma de tentar chegar ao golo, um tipo de transição em que têm mostrado qualidade.
Onze Provável: Casteels – William, Knoche, Brooks e Roussillon – Arnold, Gerhardt e Rexbecaj – Steffen, Weghorst e Mehmedi.
O Wolfsburg fechou 2018 em muito boa forma e chega aqui à procura de dar continuidade a esse bom momento, com ambição de entrar em 2019 com o pé direito. No entanto, o Schalke encontra-se numa posição pouco ou nada confortável na tabela e precisa de entrar bem nesta segunda metade do campeonato, com Domenico Tedesco agora também a lutar por manter o seu lugar como treinador da equipa. É de prever uma partida interessante, com as duas equipas a deverem conseguir chegar ao golo.