Schalke 04 – Estugarda (Bundesliga)
A jornada 6 da Bundesliga 2020/21 começa em Gelsenkirchen com a realização do embate entre Schalke 04 e Estugarda. Os donos da casa estão a rubricar um início de campanha muito negativo e agora medem forças com uma equipa que por esta altura ocupa os lugares de acesso às provas europeias.
Análise Schalke 04
As previsões já apontavam uma temporada difícil para os lados de Gelsenkirchen, mas nunca se pensou que o Schalke 04 rubricasse um início de campanha tão negativo. Cumpridas que estão cinco jornadas, os “mineiros” seguem na penúltima posição da tabela classificativa com apenas um ponto somado. O cenário não é nada animador nas hostes da equipa que conta com os préstimos do português Gonçalo Paciência e os “fantasmas da descida”, ainda que numa fase precoce da temporada, já fazem parte da prosa elaborada pela crítica em relação a esta formação do Schalke 04.
A campanha do Schalke 04 na Bundesliga começou com um copioso desaire às mãos do Bayern na Allianz Arena, por oito bolas a zero. Depois da derrota ante o “Colosso da Baviera”, seguiram-se derrotas frente a Werder Bremen (1-3) e RB Leipzig (4-0). O primeiro empate aconteceu na receção ao Union Berlim (1-1), ao passo que o embate da mais recente jornada com o rival Borussia Dortmund terminou com um desaire por três tentos sem resposta. No relvado do Westfalen, o Schalke 04 até resistiuao maior ascendente do Borussia durante toda a primeira parte, mas um golo de Akanji ao minuto 55 abriu caminho para uma vitória que se justificou por inteiro atendendo ao que aconteceu dentro das quatro linhas. Neste momento, o Schalke 04 apresenta os piores registos quer em termos ofensivos (dois golos marcados), quer em termos defensivos (19 tentos sofridos), pelo custa perspetivar algo de positivo para uma equipa que se encontra numa espiral tão negativa de resultados.
Serdar permanece de fora por lesão, ao passo que Kabak está suspenso.
Onze provável: Ronnow, Ludewig, Nastasic, Sané, Oczipka, Mascarell, Raman, Bozdogan, Uth, Skrzybski, Gonçalo Paciência
Análise Estugarda
Contrariamente ao que acontece com o adversário que se prepara para defrontar nesta jornada 6, a verdade é que o Estugarda está a protagonizar um bom início de campanha, tal como reflete o quinto lugar da tabela que atualmente ocupa com oito pontos somados em cinco jornadas, cortesia de duas vitórias, outros tantos empates e uma derrota, com dez golos marcados distribuídos pelos cinco jogos e seis sofridos (só manteve a sua baliza “a zeros” por uma vez). A única derrota consentida pelo Estugarda aconteceu na jornada inaugural diante do Freiburg (2-3), sendo que a equipa está atualmente há quatro jogos sem perder -venceu nas visitas a Mainz (1-4) e Hertha (0-2) e empatou em casa diante de Bayer (1-1) e Colónia (1-1). Curiosamente, o Estugarda não venceu nenhum dos três jogos que disputou em casa até então, mas foi levou a melhr nas duas deslocações que efetuou.
O Estugarda deverá atuar num sistema próximo de um 1x4x3x3 com as alas entregues a Coulibaly e Castro, em constante combinação com Didavi e González que, em teoria, pisarão terrenos mais interiores no apoio a Kalajdzic. Wamangituka e Kalajdzic são os melhores marcadores da equipa com três tentos cada.
A lista de ausências no conjunto treinado por Pellergino atarazzo é extensa. Awoudja, Thommy, Egloff e Mavropanos estão arredados do deasafio devido a lesões. Peças importantes como Endo ou Wamangituka permanecem em duvida, assim como Kobel, Coulibaly, Fundu, Anton, Forster, Mola e Massimo.
Onze provável: Kobel, Kempf, Karazor, Stenzel, Castro, Coulibaly, Endo, Mangala, González, Didavi, Kalajdzic
Dica de Prognóstico
O Schalke 04 não tem estado em bom plano e, como tal, custa a crer que alcance algo de positivo neste desafio diante do Estugarda, emblema que não perde há quatro encontros oficiais.