Sassuolo – Juventus (Série A)
O histórico de visitas ao Mapei Stadium é pouco abonatório para a Juventus. Em três jogos disputados no terreno do Sassuolo, a “Vecchia Signora” só venceu uma vez, há três temporadas atrás. Os “Neroverdi” estão longe do nível apresentado na época passada, porém, a receção á campeã em título constitui sempre um desafio diferente e os pupilos de Eusebio Di Francesco querem transcender-se.
As vitórias nos últimos dois desafios disputados pelo Sassuolo para a Série A frente ao Palermo (4-1) e ao Pescara (1-3) permitiram ganhar ainda maior fôlego na luta pela permanência, afundado os dois rivais diretos em causa juntamente com o Crotone. Os “Neroverdi” está no 15º posto da pauta classificativa com 24 pontos – mais 14 que o Crotone (18º) – e é certo que os famosos “fantasmas da descida” não vão pairar sobre o Mapei Stadium. Repetir a presença nas competições europeias também é uma miragem, pelo que o Sassuolo deverá ter uma segunda volta tranquila. A luta do técnico Eusebio Di Francesco passará por evitar que os jogadores face à situação classificativa.
Na Taça de Itália, o Sassuolo teve um dos grandes dissabores da temporada, ao perder em casa com o Cesena no mais recente “derby” da região por duas bolas a uma, falhando o acesso às meias-finais da competição. A jogar em casa, o Sassuolo conquistou 16 dos 24 pontos que possui, resultado de cinco vitórias, um empate e quatro derrotas. Marcou 13 golos – ficou “a zeros” em três dos últimos cinco jogos que realizou – e sofreu 12 golos (sem contabilizar a derrota com o Pescara por 0-3 na secretaria).
O Sassuolo tem vindo a registar uma subida de forma e um dos motivos que motivaram esta situação está associado ao regresso de Domenico Berardi e Mateo Politano à frente de ataque. No centro, Matri, jogador com passagem anterior pela Juventus, também se te exibido a bom nível. Simone Missiroli, Davide Biondini e Francesco Magnanelli são três baixas confirmadas para este desafio.
Onze Provável: Consigli, Lirola, Cannavaro, Acerbi, Peluso, Aquilani, Mazzitelli, Pellegrini, Berardi, Politano, Matri
A Juventus lidera com apenas um ponto de vantagem em relação à AS Roma, mas tem menos um encontro disputado que os perseguidores mais próximos. Na sequência da derrota frente à Fiorentina no Artemio Francchi (2-1), a “Vecchia Signora” regressou às vitórias na receção à Lazio (2-0) em jogo relativo à 21ª ronda da Série A e, a meio da semana, impôs-se ao AC Milan (2-1) no Juventus Stadium e garantiu o acesso às meias-finais da Taça de Itália. O desaire na deslocação ao Artemio Franchcci foi o quarto da Juventus fora e portas na atual temporada, depois de ter perdido em Giusseppe Meazza/San Siro frente aos rivais de Milão Inter (2-1) e AC Milan (1-0) e no Luigi Ferraris diante do Genoa (3-1).
Em quatro dos cinco jogos já disputados por esta equipa em 2017, a Juventus conseguiu sempre adiantar-se no marcador desde cedo, tendência que importa destacar – a exceção foi a deslocação ao Artemio Francchi. Nesta deslocação ao Mapei Stadium, a “Vecchia Signora” tentará manter esse ímpeto inicial para evitar surpresas desagradáveis num terreno que costuma ser pródigo nesse aspecto. O segundo melhor ataque da Série A a par da AS Roma (42 golos marcados em 20 jogos) fez pelo menos dois golos em três das cinco vitórias fora de portas na atual edição da Série A.
Massimo Allegri contará com alguns regressos para esta partida, de tal modo que os únicos indisponíveis são Mehdi Benati (Taça das Nações Africanas) e Mario Lemina, médio que esteve ao serviço da seleção gabonesa e regressou a Turim lesionado.
Onze Provável: Buffon, Lichsteiner, Bonucci, Chiellini, Alex Sandro, Khedira, Marchisio, Pjanic, Mandzukic, Dybala, Higuaín
A Juventus não venceu no Mapei Stadium nas últimas duas épocas, mas é provável que consiga um resultado positivo num ano em que o Sassuolo não tem conseguido exibir o nível demonstrado nas últimas duas épocas.