O Benfica estará presente no sorteio dos quartos-de-final da Liga Europa, que se realiza amanhã, depois de confirmar o apuramento com uma vitória por 3-2 em Bordéus. Uma prova de força dos encarnados que, depois de entrarem a vencer, foram capazes de marcar sempre que o Bordéus voltou a empatar.

Vitória em gestão

Cardozo Benfica

Bordéus não esquecerá Cardozo

Com Luisão e Garay lesionados, Jorge Jesus apostou na dupla Jardel e Roderick para ocupar o centro da defesa, mas não ficou aqui na gestão do plantel em jornada europeia. André Almeida surgiu a ocupar a lateral direita enquanto Rodrigo aparecia na frente, com Gaitán a surgir pelo centro, nas suas costas. Salvio e Ola John na alas, escudados por Matic e Enzo Pérez, completavam a aposta do técnico benfiquista. Da parte do Bordéus não houve grandes surpresas, com Cheick Diabaté a surgir como ponta-de-lança e Saivet a ocupar o lugar de Faubert, nas duas únicas alterações em relação ao onze utilizado na Luz.

Apesar do ímpeto inicial dos franceses, o Benfica esteve sempre no controlo do jogo, chegando ao 1-0 por intermédio de Jardel. Com apenas 30 minutos jogados, o Benfica deixava já poucas dúvidas quanto ao apuramento. No entanto, o Bordéus nunca desistiu de procurar o golo e o Benfica percebeu sempre que não beneficiava em baixar as suas linhas. Daí ter-se assistido a um jogo onde os golos não paravam de aparecer. Diabaté empatou a partida ao minuto 74, mas, na resposta, Óscar Cardozo, que tinha entrado para o lugar de Rodrigo, deu sinais do seu sentido de oportunidade, voltando a colocar o Benfica na frente. Um autogolo de Jardel, já depois da hora, parecia garantir uma saída mais digna ao Bordéus, mas o paraguaio Cardozo ainda teve tempo para voltar a fazer o gosto ao pé, fixando o marcador nos 2-3 para os encarnados.

Ingleses apuram-se no limite

Papiss Cissé Newcastle

Autêntico golo de ouro para Cissé

Tottenham, Chelsea e Newcastle conseguiram apurar-se para os quartos-de-final da Liga Europa todos pela margem mínima. Os Spurs, de André Villas-Boas, pareciam ter o apuramento mais que garantido, mas suaram para eliminar o Inter de Milão, que levou o encontro até ao prolongamento. Cassano, Palacio e Gallas (de autogolo) empataram a eliminatória durante os 90 minutos. Já no prolongamento, Adebayor fez o tento salvador para os londrinos, com Ricky Álvarez a permitir esperanças aos italianos, fazendo o 4-1 ainda com dez minutos para jogar. No entanto, os nerazurri não voltariam a marcar.

Em Londres, Juan Mata marcava aos 34 minutos, dando a sensação que o Chelsea teria uma noite calma. No entanto, o Steaua marcaria sobre o apito do intervalo, por intermédio de Chiriches, recuperando a vantagem na eliminatória. John Terry e Fernando Torres viriam a ser essenciais, marcando os dois golos necessários para que os Blues se mantenham na prova. Já em Newcaste foi preciso esperar até ao tempo de compensação para, finalmente, ver um golo na eliminatória. Depois de 180 minutos sem golos, Marveaux centrou a bola para área do Anzhi, onde Papiss Cissé saltou mais alto que toda a gente e marcou o valioso tento que coloca os Toons na ronda seguinte.

Restantes apurados

liga europaMais quatro equipas estarão presentes no sorteio de amanhã, sendo, todos eles, potenciais adversários do Benfica.
Lázio de Roma – voltou a vencer, sem dificuldades, o Estugarda. Kozak, habitual suplente, marcou um hattrick que permitiu a vitória por 3-1 aos italianos.
Rubin Kazan – O Levante foi um adversário difícil, aguentando o empate a zero bolas até ao prolongamento, mas os russos foram mais fortes e venceram por 2-0, com golos de José Rondón e Dyadyun.
Basileia – O tomba-gigantes desta eliminatória. Depois de vencer o Zenit por 2-0 no seu terreno, viu Witsel fazer o 1-0 aos 30 minutos, tendo ficado com menos um elemento ainda na primeira parte. Durante os segundos 45 minutos, aguentou estoicamente o ataque russo, com o guarda-redes Sommer a defender uma grande penalidade de Shirokov aos 86 minutos e a garantir o apuramento da sua equipa.
Fenerbahce – Ao vencer fora, o clube turco garantiu uma vantagem que conseguiu alargar no seu terreno, graças a um golo de Ucan. Mesmo com o Plzen a conseguir o empate, são os turcos que têm lugar garantido nos quartos-de-final.

Boas apostas!