José Peseiro volta a poder contar com o seu goleador e referência no ataque leonino. O ponta de lança holandês esteve afastado algumas semanas dos relvados, e com o seu regresso o Sporting poderá voltar a ser uma equipa mais eficaz, no plano ofensivo.

Bas Dost, o goleador está de volta

ojogo.pt

ojogo.pt

Bas Dost é um dos avançados do plantel do Sporting, mas todos reconhecem a importância do gigante holandês na equipa leonina. Os seus números são impressionantes desde que assinou pelo clube de Alvalade. Na primeira época marcou 34 golos e sagrou-se o artilheiro mor da Liga NOS. No segundo ano foi apenas superado por um “super Jonas”, mas mesmo assim chegou à marca dos 27 golos. Esta temporada jogou apenas 135 minutos, até sair lesionado no jogo com o Vitória de Setúbal, e mesmo assim já soma 2 golos.
Realmente são números impressionantes que fazem deste um jogador único no plantel de José Peseiro. Além dos golos que marca, Bas Dost é ainda a referência no ataque do Sporting, ou como muitos lhe chamam, o “farol”. De facto a sua importância vai além dos golos, e com ele em campo, a equipa torna-se mais eficaz, e sobretudo mais objetiva no último terço. Assim, o regresso aos treinos do holandês será um autêntico reforço para a formação de José Peseiro, e só o tempo dirá se com ele em campo, conferindo maior eficiência, se o Sporting não poderá assumir uma candidatura ao título mais efetiva.

Sporting prepara embate com Arsenal

record.pt

record.pt

Com o regresso de Bas Dost, José Peseiro tem o plantel quase na máxima força. A única ausência é Raphinha, uma vez que o central francês Mathieu também regressou aos treinos e está no lote de disponíveis para o jogo com o clube londrino. Com 6 pontos somados os leões repartem a liderança com o Arsenal, no topo do grupo E, deixando a concorrência sem qualquer ponto somado. Uma vitória vale não só a liderança isolada, como poderá dar uma confiança redobrada na luta pelo 1º lugar, apesar de ter depois a deslocação ao mítico Emirates.
O momento não é o melhor para os lados de Alvalade, e a verdade é que os resultados vão escondendo as pobres exibições que a equipa, semana após semana, vem apresentado. Depois da estrondosa derrota em Portimão (4-2), os leões jogaram para a Taça de Portugal, deslocando-se até ao terreno do Loures, uma equipa que milita em escalões inferiores. Mais um jogo, mais uma exibição sofrida, com um resultado tangencia (1-2), que seguramente não trouxe confiança aos adeptos leoninos. Terá de ser um Sporting bem melhor se quiser discutir o jogo com os gunners.
O Arsenal apresenta-se com algumas baixas desde logo o seu experiente guarda-redes Petr Che, que apesar de recuperado da lesão, não integra a convocatória de Unai Emery. Além do guardião, também os defesas Nacho Monreal e Laurent Koscielny estão indisponíveis, tal como Sead Kolasinac. Mesmo com estas baixas, o Arsenal apresenta-se em Alvalade como favorito à vitória, não apenas pela qualidade do seu elenco, mas sobretudo pela forma soberba que atravessa. No total são já 7 vitórias consecutivas, algo que é preciso recuar cerca de 3 anos e meio para vermos algo semelhante, altura em que Arsène Wenger somou 8 triunfos consecutivos.
É um Arsenal mais consistente, mas acima de tudo mais competitivo, e que não perdeu a simplicidade e encanto que a espaços também exibia, a quando da passagem de Arsène Wenger. Terá de ser um Sporting nos limites para ultrapassar este Arsenal.

Outros destaques no grupo E 

Vorskla Poltava e Qarabag não têm qualquer ponto somado, e jogam entre si nesta jornada. É o tudo ou nada para ambas equipas, se ainda quiserem ter uma palavra a dizer, nas contas pelo apuramento. Assim, será um jogo onde o empate de nada servirá a qualquer das equipas, pelo que poderá ser um jogo, no mínimo interessante. Sporting e Arsenal dependem apenas de si para se apurarem, e apesar da alteração na tabela classificativa, após esta jornada, leões e gunners são amplamente favoritos a passar à próxima fase, e seria preciso uma hecatombe para se inverter a classificação actual.

Boas Apostas!