A seleção portuguesa inicia esta sexta-feira (22) a etapa de apuramento para a fase final do Euro 2020, frente à seleção da Ucrânia, no estádio da Luz. O regresso de Cristiano Ronaldo à convocatória é o principal destaque entre as escolhas de Fernando Santos. As estreias recentes em fases de qualificação suscitam alguma apreensão.
Foto: ” Miguel A. Lopes – EPA”
Portugal tem sido presença assídua em fases finais de grandes competições, tanto que o Euro 2020 poderá corresponder à sétima participação consecutiva da “equipa das Quinas” na etapa decisiva de um campeonato da Europa. Não obstante, as últimas estreias em fases de apuramento não têm corrido de feição às cores nacionais.
Apuramento para o Mundial 2018 – Suíça 2-0 Portugal
A participação portuguesa na fase de qualificação para o Mundial 2018 roçou a perfeição – os eleitos de Fernando Santos conquistaram 27 pontos em 30 possíveis e asseguraram o acesso direto à fase final ao conquistar o primeiro posto do grupo B. No entanto, o percurso da equipa nacional começou com uma derrota por duas bolas a zero na Suíça, naquele que foi o primeiro encontro oficial após a conquista do Euro 2016, em França. Sem Cristiano Ronaldo entre as escolhas, Portugal perdeu por dois tentos sem resposta mas viria a “corrigir” o percalço na derradeira jornada, ao triunfar exatamente pelos mesmos número no estádio da Luz, triunfo que permitiu garantir o primeiro lugar do grupo de apuramento.
Apuramento para Euro 2016 – Portugal 0-1 Albânia
A fase final do campeonato da Europa de 2016, disputado em França, culminou com a conquista do primeiro grande título da história da seleção portuguesa, mas a etapa de apuramento com destino à fase final da competição não começou nada bem. No “dia 1” do trajeto com destino a solo gaulês, marcado pela receção à Albânia no Municipal de Aveiro, a equipa portuguesa cumpriria o último jogo sob as ordens de Paulo Bento, treinador cujo percurso no comando chegaria ao fim na sequência dessa mesma derrota por uma bola a zero. Na ocasião, a seleção nacional também não contou com os préstimos de Cristiano Ronaldo.
Apuramento para Euro 2012 – Portugal 4-4 Chipre
O primeiro teste pós-Mundial 2010 não correu de feição à seleção portuguesa. Sem Carlos Queiroz no banco de suplentes (suspenso) nem Cristiano Ronaldo (lesionado), a seleção nacional empatou a quatro com a congénere do Chipre no estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães – esteve a perder por uma bola a zero, por duas bolas a uma, chegou ao intervalo empatada a dois e ainda estaria a vencer por 3-2 e 4-3, mas um golo de Andreas Avraam nos últimos instantes ditou uma igualdade a quatro. A seleção nacional terminaria no segundo posto do grupo, ao passo que os cipriotas ficariam no último lugar com apenas dois pontos conquistados e sete golos marcados em toda a fase de apuramento, quatro desses tentos no encontro com Portugal.
Apuramento Euro 2008 – Finlândia 1-1 Portugal
O início da caminhada portuguesa com destino ao Euro 2008, disputado na Áustria e na Suíça, começou no estádio Olímpico de Helsínquia. A seleção nacional empatou a um golo com a Finlândia depois de até ter estado a perder, cortesia de um golo apontado por Nuno Gomes. A equipa orientada por Luiz Felipe Scolari ficaria reduzida a dez unidades aos 53 minutos em função da expulsão de Ricardo Costa por acumulação de cartões amarelos e não conseguiria mais que resgatar um ponto. A equipa nacional terminaria o seu percurso no grupo de qualificação com novo empate sem golos frente à equipa nórdica, no estádio do Dragão.
Boas apostas!