Países Baixos – Croácia (Liga das Nações)
A terceira “final-four” da Liga das Nações da UEFA jogar-se-á nos Países Baixos, nomeadamente nas cidades de Enschede e Roterdão. Na primeira meia-final, agendada para quarta-feira (14), as seleções de Países Baixos e Croácia vão medir forças.
Análise Países Baixos
A seleção dos Países Baixos participa nesta “final-four” da Liga das Nações 2022/23 com responsabilidade acrescida, uma vez que se prepara para a disputar em solo nacional. Quatro anos depois de ter jogado a final da competição que perdeu para Portugal no estádio do Dragão, a “Laranja Mecânica” quer erguer o troféu e terá a congénere da Croácia como primeira adversária, em Enschede.
Relativamente à participação na fase final do Mundial 2022, última grande competição de seleções, a realidade é que o balanço da prestação neerlandesa é necessariamente positivo. Depois de ter vencido o grupo A, partilhado com Senegal, Equador e Catar, o coletivo então comandado por Ronald Koeman começou por eliminar a congénere dos Estados Unidos (3-1) nos “oitavos” da prova. Já nos “quartos”, os neerlandeses acabaram afastados pela Argentina, seleção que se viria a sagrar campeã mundial: o encontro chegou empatado a dois ao final do prolongamento e, na decisão através da marcação de grandes penalidades, a equipa “albiceleste” foi mais forte.
Neste ano civil de 2023, a equipa agora eleita pelo regressado Ronald Koeman estreou-se no ciclo de qualificação para o Euro 2024 com uma derrota às mãos da seleção francesa e, no encontro seguinte, cumpriu com a “obrigação” ao vencer Gibraltar por três tentos sem resposta. Ambos os encontros foram disputados em março.
Na lista de 26 convocados para esta fase decisiva da Liga das Nações, destaque para a presença de Tijjani Reijnders, médio do AZ Alkmaar que se estreará na seleção principal. A promessa Xavi Simons, atualmente no PSV, também está entre os escolhidos.
Onze provável: Bijlow, Dumfries, De Ligt, Van Dijk, Aké, De Roon, De Jong, Wijnaldum, Bergwijn, Gakpo, Simons
Análise Croácia
A seleção croata está pela primeira vez na “final-four” da Liga das Nações e a “sorte” ditou um embate com a congénere dos Países Baixos, organizadora do certame. À semelhança do que acontece com a formação neerlandesa, a Croácia também tem a lamentar a eliminação do Mundial 2022 às mãos da Argentina, seleção que acabaria por vencer a competição. Depois de superar o Grupo F (partilhado com Marrocos, Bélgica e Canadá) na segunda posição, a equipa “Vatreni” mediu forças com a seleção japonesa, formação que eliminou nas grandes penalidades. A história repetir-se-ia na eliminatória seguinte, frente ao favorito Brasil, como nova decisão na marcação de castigos máximos. O percurso dos eleitos de Zlatko Dalic terminou nas meias-finais, etapa da competição na qual perderam com a Argentina por três bolas a zero, ficando por isso “condenados” à disputa do encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares. Nesse desafio, disputado com a seleção de Marrocos, a formação europeia levou a melhor por duas bolas a uma. O balanço da prestação mundialista é marcadamente positivo para a equipa croata.
Em 2023, a seleção da Croácia já entrou em ação por duas vezes, ambas no ciclo de qualificação para o Euro 2024. O primeiro encontro traduziu-se num empate a uma bola com a formação do País de Gales, ao passo que, no segundo desafio, os croatas foram à Turquia vencer por duas bolas a zero.
O selecionador Zltako Dalic optou por manter a “espinha dorsal” da convocatória que efetuou para o Mundial 2022 e incluiu na lista Petar Musa, avançado do Benfica.
Onze provável: Livakovic, Juranovic, Sutalo, Erlic, Sosa, Kovacic, Brozovic, Modric, Pasalic, Kramaric, Perisic
Dica de Prognóstico
A seleção dos Países Baixos entrará em campo entusiasmada pela possibilidade de atuar no seu território e com o apoio dos seus adeptos. A Croácia é uma equipa competente, combativa e pejada de talento que tem argumentos mais que suficientes para discutir o acesso à final. A expetativa é a de um jogo interessante entre duas seleções que estiveram em ótimo plano na fase final da última grande competição, no caso, o Mundial 2022, disputado no Catar, em dezembro.
Casas de Apostas com os melhores Bónus