Nice – Marselha (Ligue 1)
O encontro entre Nice e Mónaco determina o encerramento da 8ª jornada da Ligue 1 2017/18. O confronto entre duas equipas com aspirações no que toca à qualificação para as competições europeias corresponde ao duelo de maior cartaz da ronda. O Nice iniciou mal a nova época, caindo no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões diante do Nápoles e perdendo três dos quatro primeiros jogos na Ligue 1 2017/18, mas soube dar a volta por cima. A goleada imposta ao Mónaco (4-0) “despertou” a equipa e funcionou como mote para recuperar o nível exibido na época passada, de tal forma que a equipa que continua a ser treinada pelo suíço Lucien Favre não perde desde então, já lá vão três jogos.
Para o campeonato gaulês, depois da goleada ao Mónaco, o Nice venceu em Rennes (0-1) e empatou na receção ao Angers (2-2). Para a Liga Europa, prova para a qual a equipa da Côte D’Azur entrou em campo na última quinta-feira, o Nice venceu os dois primeiros encontros, derrotando tanto a formação belga do Zulte Waregem (1-5) como os holandeses do Vitesse (3-0).
A equipa do Nice não negligencia a participação na segunda competição mais importante da Europa do futebol e tem vindo a apresentar-se na sua melhor versão, sem fazer poupanças a prensar no campeonato francês.
No Allianz Rivera, vencer tem que passar a ser norma para o Nice, sobretudo se quiser repetir a boa prestação da temporada passada.
Onze Provável: Yoan Cardinale, Arnaud Souquet, Le Marchand, Dante, Cristophe Jallet, Michael Seri, Vincent Koziello, Alassane Pléa, Pierre Lees-Melou, Allan Saint-Maximin, Mario Balotelli
As mudanças em Marselha auguravam uma melhoria substancial para a equipa do Velódrome, porém, para já, são vários os problemas que transitam das últimas temporadas e a glória de outrora dificilmente será recuperada a breve prazo. O emblema do sul de França continua a carecer de alguma consistência, perdendo demasiados pontos sobretudo a jogar em casa.
Na última quinta-feira, em encontro relativo à segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, o Marselha averbou uma derrota por uma bola a zero na Áustria, diante do Red Bull Salzburgo, desaire que pôs fim a uma série de três vitórias – Konyaspor (12-0), Amiens (2-0) e Toulouse (2-0) tinham sido os adversários vencidos pelo Marselha. Neste regresso às lides domésticas, o Marselha sabe que não vai ter tarefa fácil, uma vez que joga em casa de uma das melhores equipas em competição. A jogar fora do Vélodrome, o Marselha jé venceu em Nantes (0-1) e Amiens (0-2), mas acabou goleado na visita ao Stade Louis II para enfrentar o Mónaco (2-0), sendo que é com o nível de dificuldade do jogo disputado no Principado que esta visita à Côte D’Azur está alinhada.
Onze Provável: Steve Mandanda, Hiroki Sakai, Rolando, Adil Rami, Jordan Amavi, Luiz Gustavo, Zambo Anguissa, Florian Thauvin, Lucas Ocampos, Clinton N’Jié, Dimitri Payet
Na época passada, dos confrontos entre Marselha e Nice, resultou uma vitória para cada lado. O Nice venceu no Allianz Rivera e o Marselha levou a melhor na Côte D’Azur. O Nice joga no seu terreno e, neste momento, parece estar uns furos acima do Marselha, embora haja qualidade suficiente na equipa visitante para pontuar no Allianz Rivera.