Nápoles – Lazio (Série A)
A jornada 24 da Série A propõe testes exigentes tanto ao líder Nápoles como à campeã em título Juventus. Os napolitanos enfrentam a Lazio ao início da noite de sábado e vão entrar em campo já conhecedores do resultado do embate entre Fiorentina e Juventus no Artemio Francchi. Não há quem pare este Nápoles. A equipa do San Paolo só sabe o que é vencer há sete jornadas consecutivas, série de desafios em que se impôs a Torino (1-3), Sampdoria (3-2), Crotone (0-1), Hellas Verona (2-0), Atalanta (0-1), Bologna (3-1) e Benevento (0-2). Com maior ou menor dificuldade, o Nápoles vai-se “desenvencilhando” de todos os desafios que disputa e não restam duvidas de que é o único conjunto capaz de ameaçar colocar um ponto final na hegemonia da Juventus.
A vantagem não podia ser mais curta: neste momento, o Nápoles tem apenas mais um ponto que a Juventus e sem margem de erro. Uma vez que a “Vecchia Signora” enfrenta a Fiorentina na noite de sexta-feira, o Nápoles até poderá subir ao relvado do San Paolo com pressão adicional, caso a equipa de Turim alcance um resultado positivo e passe para a frente do marcador.
Nas 23 jornadas já disputadas, o Nápoles só não venceu em quatro ocasiões, três delas a jogar em casa: empatou com o Inter (0-0), com a Fiorentina (0-0) e perdeu com a Juventus (0-1). Curiosamente, sempre que perdeu pontos – a outra foi no terreno do Chievo (0-0) -, o Nápoles nunca conseguiu marcar. Os napolitanos têm o melhor registo defensivo da Série A com 14 tentos encaixados até à data.
Dries Mertens é a principal duvida na equipa do Nápoles para esta partida frente à Lazio.
Onze Provável: Reina, Hysaj, Albiol, Koulibaly, Mário Rui, Jorginho, Allan, Hamsik, Callejón, Insgine, Mertens
A Lazio desiludiu na última ocasião em que entrou em campo para a Série A. A formação romana perdeu por duas bolas a uma na receção ao Genoa, consentido o golo que ditou a vitória genovesa já para lá dos 90 minutos. A equipa da capital não vence há três jogos e o ambiente no seio do grupo, ao que parece, não é o melhor: O brasileiro Felipe Anderson não deverá ir a jogo frente ao Nápoles depois de se ter envolvido numa discussão com o treinador Simone Inzaghi durante uma sessão de treino na última semana.
Apesar de não ter pontuado nas duas últimas jornadas, a inépcia alheia tem permitido aos “laziale” seguirem em boa posição. À entrada para esta ronda, ocupam o terceiro posto com 46 pontos, mais um que o Inter e mais dois que a AS Roma naquela que já se configura como uma luta a três para os últimos dois postos que dão acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada.
A deslocação ao San Paolo está longe de representar a melhor das ocasiões (ou pelo menos a mais acessível) para recuperar de uma fase menos boa. A Lazio precisará de se transcender para pontuar, viajando no entanto com o estatuto de segundo melhor ataque da competição – 58 golos marcados.
Onze Provável: Strakosha, Wallace, de Vrij, Radu, Marusic, Lulic, Leiva, Parolo, Luis Alberto, Milnkovic-Savic, Immobile
O Nápoles é favorito à conquista dos três pontos nesta receção à Lazio.