Nápoles – Inter de Milão (Série A)
Com a liderança da Série A em jogo, Nápoles e Inter de Milão defrontam-se esta segunda-feira no San Paolo. O jogo de maior cartaz da 14ª jornada do principal escalão italiano colocará frente a frente as duas equipas que possuem os dois melhores registos defensivos da prova. Ambas chegam a este encontro na sequência de quatro triunfos de forma consecutiva.
Com o apuramento para os 16 avos da Liga Europa já garantido, o Nápoles deslocou-se ao terreno do Club Brugge na última quinta-feira. Dada a conjuntura, Maurizio Sarri optou por promover alterações na convocatória e descansou algumas unidades essenciais na manobra italiana. Independentemente das mutações promovidas, os napolitanos venceram em solo belga por 0-1, dando seguimento ao percurso imaculado que atravessam na Liga Europa: 15 pontos conquistados em cinco jogos. Higuaín, Insigne, Jorginho e Reina não integraram a comitiva que se deslocou a Brugges, encarando esta receção ao Inter de Milão na máxima força.
Nos últimos 10 jogos, o Nápoles só perdeu pontos por uma vez, nomeadamente na deslocação a Genoa (0-0) na 11ª jornada. A única derrota consentida na atual edição da Série A ocorreu logo na jornada inaugural, diante do Sassuolo, por 2-1. Com oito golos consentidos em 13 jogos, o Nápoles é a segunda melhor defesa da Série A, marca apenas ultrapassada pelos sete golos consentidos pelo Inter. A nível ofensivo, a produtividade ofensiva do conjunto que conta com o virtuosismo de Higuaín (melhor marcador da Série A), Insigne, Hamsik, Callejon cifra-se nos 24 golos, marca apenas superada por Fiorentina e Roma. Na última jornada, o Nápoles venceu o Hellas em Verona por 0-2.
A jogar em casa, o Nápoles venceu sete dos oito jogos que já disputou.
Onze Provável: Reina, Hysaj, Albiol, Koulibaly, Ghoulam, Allan, Jorginho, Hamsik; Callejon, Higuain, Insigne
Líder da Série A à entrada para esta jornada, o Inter prepara-se para a deslocação mais difícil na presente edição do campeonato até à data. Os “nerazzurri” chegam a esta partida na sequência de quatro triunfos consecutivos para o campeonato, nomeadamente diante de Bologna (0-1), Roma (1-0), Torino (0-1) e Frosinone (4-0). Totalmente concentrados na disputa do campeonato doméstico, os interistas têm cumprido de jornada em jornada. Vencendo muitas vezes pela margem mínima, a melhor defesa do campeonato tem na coesão defensiva uma autêntica chave para o sucesso. A única mancha no percurso do Inter, até à data, foi mesmo o desaire caseiro imposto pela Fiorentina (1-4), numa noite em que nada correu dentro dos conformes.
Mancini divulgou os convocados para a deslocação a Nápoles este domingo. O médio francês Geoffrey Kondogbia é o principal ausente, jogador que contraiu esta semana uma lesão muscular. Santon também deverá ficar de fora devido a lesão.
A deslocação ao San Paolo constitui um enorme teste à capacidade defensiva do Inter, que enfrentará uma equipa marcadamente ofensiva, criativa no último terço e que conta com a fantasia de intérpretes de grande qualidade.Esta época, o Nápoles já jogou em oito ocasiões a título oficial no seu estádio. Nenhuma equipa foi capaz de sair de Nápoles sem qualquer golo sofrido. A Udinese, última formação que visitou o San Paolo, saiu com uma derrota pela margem mínima (1-0). Foi a única equipa que consentiu apenas um golo na deslocação aquele terreno.
Onze Provável: Handanovic, Nagatomo, Murillo, Miranda, Telles, Guarín, Felipe Melo, Jovetic, Brozovic, Ljajic, Icardi
Na condição de visitado, os números da equipa soberanamente orientada por Maurizio Sarri são arrebatadores: Sete vitórias, um empate, 24 (!) golos marcados e apenas quatro sofridos. Fiorentina, Lazio e Juventus não foram capazes de vencer em casa do Nápoles. Embora o favoritismo esteja algo repartido à entrada para este encontro, estamos em crer que os homens da casa vão conseguir conquistar os três pontos com maior ou menor dificuldade.