Nápoles – AS Roma (Série A)
Ronda de grandes jogos em Itália. Ao início da noite deste sábado, já depois de Lazio e Juventus se terem defrontado, o líder Nápoles mede forças com a AS Roma. O atual líder da prova sabe que não pode facilitar na receção ao conjunto da capital.
O Nápoles lidera a tabela classificativa da Série A com 69 pontos conquistados nas primeiras 26 rondas, resultado de 22 triunfos, três empate se apenas uma derrota. Detentora do terceiro ataque mais concretizador (60 golos marcados) e da defesa menos batida a par da Juventus (15 golos encaixados), a equipa napolitana goza de quatro pontos de vantagem em relação à campeã em título, mas a “Vecchia Signora” tem um jogo a menos. Em termos práticos, o Nápoles deve consciencializar-se de que a vantagem que ostenta é de apenas um ponto e que, como tal, não convém facilitar.
Frente à AS Roma, adivinha-se um duelo exigente para o Nápoles, ainda que os donos da casa sejam claramente favoritos à conquista de mais três pontos. Os homens de Sarri atravessam uma das melhores fases da história do clube em termos de resultados domésticos: em caso de triunfo frente à AS Roma, alcançarão o 11º triunfo consecutivo em jogos da Série A. No temível San Paolo, é ainda mais difícil “bater o pé” a uma equipa do Nápoles que está agora totalmente focada no campeonato após a eliminação da Liga Europa.
Faouzi Ghoulam e Vlad Chiriches ficam de fora da partida devido a lesão.
Onze Provável: Reina, Hysaj, Albiol, Koulibaly, Mário Rui, Jorginho, Allan, Hamsik, Callejón, Insigne, Mertens
Fora da corrida pelo título, a AS Roma luta por assegurar presença na Liga dos Campeões da próxima temporada, prova que se encontra a disputar na atual época. Para tal, precisa de terminar entre os quatro primeiros e a disputa com a Lazio e com Inter promete ser acérrima até final. Neste momento, a AS Roma está no quarto posto com 50 pontos, menos um que o Inter e menos dois que a Lazio.
O calendário colocou três desafios exigentes de forma consecutiva no caminho do Nápoles. Os dois primeiros, frente a Shakhtar Donetsk (2-1) e AC Milan (0-2), não correram da melhor forma, restando conhecer o desempenho no duelo que se avizinha frente ao Nápoles, provavelmente aquele que, dos três, é o que apresenta maior grau de dificuldade.
A equipa treinada por Eusebio Di Francesco está entre as melhores da Série A e, na Liga dos Campeões, tem boas perspetivas quanto a marcar presença entre os oito melhores emblemas da Europa, mas parece estar um patamar abaixo deste Nápoles tanto em termos individuais como coletivos.
Rick Karsdorp é a única ausência na equipa romana para este desafio.
Onze Provável: Alisson, Florenzi, Manolas, Fazio, Kolarov, De Rossi, Strootman, Nainggolan, Under, Perotti, Dzeko
O Nápoles é favorito à conquista dos três pontos nesta receção à AS Roma, ainda que estejamos a falar de um jogo com um grau de exigência acima da média.