Manchester United – Brighton & Hove Albion (Taça de Inglaterra)
A equipa de José Mourinho enfrenta os Seagulls este sábado em Old Trafford, com os olhos postos na semifinal da Taça de Inglaterra. Depois da eliminação desastrosa da Liga Milionária, a meio da semana, com uma derrota em casa, esta passa a ser a única hipótese do Man United salvar a temporada. O Brighton de Chris Hughton não tem nada a perder e nas últimas semanas conseguiu resultados significativos a jogar diante do seu público. Surpreender fora de casa será um pouco mais complicado.
O Manchester United saltou fora da Liga dos Campeões na terça-feira, caindo com uma derrota caseira frente ao Sevilla (1-2). José Mourinho veio para a conferência de imprensa desvalorizar o acontecimento, dizendo que ele próprio tinha afastado o clube por duas vezes da competição. Há quem diga, que esta é a terceira, mas enfim. Ele pode repetir isso à exaustão mas tanto o treinador português como os jogadores e adeptos tinham grandes expetativas para a Liga Milionária, que não passavam por ceder lugar frente ao conjunto espanhol. Objetivamente, a diferença que os Red Devils têm na Premier League para o City é um reflexo da diferença competitiva que este plantel tem para a elite do futebol europeu e, portanto, o sonho de vencer a prova europeia talvez fosse ilusório. Mas, em termos competitivos, o Sevilla devia estar ao alcance e não foi isso que se viu nas duas mãos. A verdade é que o United só não saiu com uma derrota expressiva do Sánchez Pizjuán, na primeira mão, porque David de Gea esteve em noite inspirada e frustrou, repetidamente, o adversário. No segundo encontro, em Old Trafford, o United não foi mais acutilante nem dominador e à medida que os minutos passavam, crescia a crença do Sevilla de que podia garantir a qualificação para os oitavos de final da prova de elite. No entanto, foi a entrada de Ben Yedder que quebrou o equilíbrio de forças na partida. Em duas vezes em que a bola lhe chegou aos pés, o avançado francês fez dois golos, no espaço de cinco minutos, selando o fim do United na competição. Aos oitenta e quatro Romelu Lukaku ainda reduziu, a passe de Marcus Rashford, mas não conseguiu mais do que isso.
Com este desenlace, e estando o título de Inglaterra já virtualmente entregue, a Taça de Inglaterra passa a ser a única possibilidade do Manchester United vencer alguma coisa esta época. E também a única hipótese de salvar a temporada. É de esperar que Mourinho meta a melhor equipa disponível em campo.
Ander Herrera, Daley Blind, Marcos Rojo e Phil Jones são os lesionados. Não se sabe muito bem o que se passa com Ibrahimovic e se poderá ser opção para este jogo da taça.
Onze Provável: Romero – Young, Lindelof, Bailly, Shaw – McTominay, Matic – Mata, Alexis Sánchez, Rashford.
O Brighton e Hove Albion está a fazer uma belíssima campanha, considerando que é ano de ascensão à primeira divisão inglesa. A formação treinada por Chris Hughton está na décima primeira posição, a sete pontos da zona de despromoção, e até à derrota do fim de semana passado, em Goodison Park (2-0) vinha numa série de sete partidas sem perder, entre campeonato e taça (5V/ 2E). Vinha mesmo de três triunfos consecutivos, onde se incluíram duas vitórias significativas na Premier League, primeiro sobre os Swans de Carvalhal (4-1) e logo em seguida sobre os Gunners de Wenger (2-1). De registar que ambas aconteceram em Brighton, a jogar no seu reduto, e é de saudar que a equipa consiga capitalizar tão bem o fator casa. O problema é que os dois jogos seguintes foram em casa dos adversários e aí o sucesso torna-se bem mais difícil.
Anthony Knockaert cumpre castigo. Steve Sidwell e Jiri Skalak são baixas por lesão. Dale Stephens e Gaetan Bong estão emdúvida. Nas rondas anteriores da Taça de Inglaterra os Seagulls deixaram pelo caminho o Crystal Palace (2-1), Middlesbrough (0-1) e Coventry (3-1).
Onze Provável: Ryan – Schelotto, Duffy, Dunk, Suttner – March, KayalPropper, Izquierdo – Gross, Murray.
Manchester United | 1-0 | Brighton & Hove Albion |
Premier League 2017/18
|
Manchester United | 1-0 | Brighton & Hove Albion |
FA Cup 1992/1993
|
No último confronto entre as duas equipas, também em Old Trafford, em novembro passado, os Red Devils só venceram com um autogolo de Lewis Dunk.