Manchester City – Real Madrid (Liga dos Campeões)
Noite de decisões no Etihad. O Manchester City, em vantagem na eliminatória, discute um lugar nos “quartos” da Liga dos Campeões com o Real Madrid. Quem vencer, carimbará o passaporte para a “final eight” de Lisboa.
Análise Manchester City
Habitualmente tido como favorito à conquista da Liga dos Campeões, o Manchester City tem acumulado desilusões na prova de clubes mais importante da Europa. O conjunto comandado por Pep Guardiola tarda em impor-se na cena europeia e ambiciona agora aproveitar esta oportunidade de ouro, em formato bem distinto do habitual, para chegar longe na competição e fazer história. A qualidade da formação “Citizen” é indiscutível e a posição nesta eliminatória dos “oitavos” confortável, dado que os ingleses foram vencer ao Santiago Bernabéu por duas bolas a uma. O triunfo, ainda para mais com dois golos apontados fora de portas, deixa o City a um pequeno passo da “final-eight”. Dominar pela posse e reagir bem em transição defensiva serão essenciais para conservar a atual vantagem conquistado com golos de Gabriel Jesus e Kevin De Bruyne, importando referir que o setor mais recuado do City tem exibido algumas debilidades e falhado sobretudo nos compromisso de maior exigência.
Segundo colocado da Premier League e vencedor da Taça da Liga, o grande objetivo do City para a nova época corresponde precisamente à disputa da Liga dos Campeões. O clube precisa de se afirmar na cena europeia – propósito para os milhões investidos nos últimos anos – e Pep Guardiola também tem em mãos uma grande responsabilidade. A disponibilidade dos “Citizens” na hora de encarar o(s) próximo(s) compromisso(s) europeus será totalmente distinta da que exibiram nos encontros disputados no período de retoma, sendo certo que os índices de motivação vão estar nos píncaros. Os ingleses voltam à ação volvidos 13 dias do último encontro que disputaram, frente ao Norwich (5-0), pelo que questões associadas à componente física não deverão ser uma questão à entrada para este desafio.
Sergio Aguero é baixa confirmada por lesão. Mendy não vai a jogo por se encontrar suspenso, perspetivando-se que Zinchenko surja no seu lugar.
Onze provável: Ederson, Walker, Fernandinho, Laporte, Zinchenko, Rodrigo, Gundogan, De Bruyne, Mahrez, Sterling, Gabriel Jesus
Análise Real Madrid
A primeira mão dos “oitavos” da Liga dos Campeões 2019/20 até começou de feição para o Real Madrid que passou para a frente do marcador numa altura em que se encontrava melhor que o City na partida, mas os instantes finais acabaram por se revelar fatais para a formação da capital espanhola. O conjunto inglês marcou por duas vezes, deu a volta ao placard e colocou o Real numa situação muito delicada. Nesta visita ao Etihad, o Real está obrigado a fazer pelo menos dois golos para tentar o acesso à fase seguinte e adotará uma estratégia em conformidade, perspetivando-se que ceda a iniciativa ao City para tentar criar perigo em transição, momento do jogo em que o campeão espanhol é particularmente letal.
O desempenho do Real no período de retoma foi praticamente irrepreensível: em 11 jogos, o conjunto comandado por Zinedine Zidane venceu dez, deixando escapar os três pontos apenas no derradeiro desafio, frente ao Leganés (2-2), numa altura em que as contas do título estavam já encerradas. Nesta sequência de jogos, o Real marcou mais de dois golos numa só partida apenas em duas ocasiões, uma frente ao Eibar (3-1), outra no embate com o Valência (3-0), curiosamente nos dois primeiros jogos disputados após a interrupção.
Sem Bale na lista de convocados por opção e Sérgio Ramos de fora devido a suspensão, o Real deverá ir a jogo no habitual 1x4x3x3 com Militão e Varane no eixo defensivo e a frente entregue ao trio Rodrygo – Hazard – Benzema.
Onze provável: Courtois, Carvajal, Militão, Varane, Mendy, Casemiro, Kroos, Valverde, Rodrygo, Hazard, Benzema
Dica de Prognóstico
O favoritismo quanto ao acesso à próxima fase está todo do lado do Manchester City. O Real precisa de arriscar e partir para cima do City, ao passo que os donos da casa não se ficarão pela defesa da atual vantagem. Dada a conjuntura e as fragilidades de uma e outra equipa no cômputo defensivo, a expectativa é a de que ambas as equipas consigam chegar ao golo.