Lorient – Lille (Ligue 1)
O Lille de Cristophe Galtier, líder à entrada para esta jornada 26 da Ligue 1 2020/21, viaja até ao reduto de um Lorient em franco crescimento.
Análise Lorient
O Lorient está a atravessar o seu melhor momento nesta temporada 2020/21. A equipa que há sete jornadas atrás ocupava o penúltimo lugar da tabela classificativa com os mesmos 12 pontos que o “lanterna vermelha” Nimes está agora fora da zona de relegação, não perde há seis encontros oficiais e venceu quatro desses encontros. Entre as jornadas 20 e 24, o Lorient venceu tantos desafios quanto nos 19 encontros anteriores, superiorizando-se inclusive ao poderoso PSG, por três bolas a duas, sem esquecer o mais recente empate com o Mónaco (2-2) no Principado.
A alteração no sistema do Lorient para 1x5x4x1 contribuiu para a melhoria que se verifica e a equipa está aparentemente mais segura atrás, ainda que só por uma vez tenha mantido a sua baliza inviolável nesta sequência de seis jogos, nomeadamente na vitória caseira frente ao Stade de Reims (1-0). O conjunto tutelado por Christophe Péllisier continua a ostentar o segundo pior registo defensivo da Ligue 1 com 45 golos sofridos até então.
O Lorient conquistou 19 dos 23 pontos que por esta altura soma a jogar na sua zona de conforto, o Stade du Moustoir. Os últimos três jogos aí disputados culminaram com vitórias frente a Dijon (3-2), PSG (3-2) e Stade de Reims (1-0).
Thomas Fontaine é baixa por lesão. Nardi e Le Goff também não deverão poder dar o seu contributo à equipa. Pélissier deverá apostar no mesmo onze que defrontou o Mónaco na última jornada, importando realçar que o Lorient teve mais tempo (uma semana) para recuperar e preparar este encontro que o Lille.
Onze provável: Dreyer, Mendes, Gravillon, Laporte, Morel, Hergault, Laurienté, Monconduit, Abergel, Wissa, Moffi
Análise Lille
O Lille tem um interessante testes às suas qualidades nesta visita ao reduto de um dos conjuntos em melhor forma nesta Ligue 1, ainda mais dado que o encontro se disputará menos de 72 horas após o seu último compromisso, frente ao Ajax, para a Liga Europa. Ainda que com pouco tempo para recuperar e preparar o desafio, o Lille viaja até Lorient de olhos postos na conquista dos três pontos e sem grandes alterações no onze inicial, até porque o plantel de Galtier não é tão extenso quanto isso e a margem para rotação é reduzida. Não obstante, os “Dogues” vão poder contar com dois regressos importantes: Xeka e Benjamin André não jogaram para a Liga Europa devido a castigos e vão regressar à ação nesta visita a Lorient. Burak Yilmaz é a única baixa na equipa forasteira.
Precisamos de recuar até ao primeiro encontro do ano civil para encontrarmos o último desaire do Lille, consentido às mãos do Angers, por duas bolas a uma. Daí para cá, a equipa disputou oito encontros em contexto doméstico e somou sete deles por vitórias, empatando apenas na mais recente jornada, frente ao Brest (0-0). Desde novembro que o Lille não estava dois jogos oficiais sem vencer e este encontro com o Lorient será o quarto num espaço de apenas 11 dias. A equipa começa a acusar algum desgaste e isso aparenta estar a ter reflexo no seu desempenho. Organizada, consistente e sólida atrás, a formação do Lille possui o melhor registo defensivo do campeonato (15 tentos encaixados) e não sofreu golos nos últimos seis encontros em contexto doméstico, sequência digna de registo.
Onze provável: Maignan, Djaló, José Fonte, Botman, Bradaric, Benjamin André, Xeka, Weah, Bamba, David, Yazici
Dica de Prognóstico
O favoritismo está todo do lado do Lille, mas o Lorient atravessa o melhor momento da temporada e entra em campo com os índices de confiança nos píncaros. A formação forasteira poderá acusar algum desgast resultante do curto espaço de tempo entre desafios e o Lorient quer explorar isso mesmo para causar estragos junto da baliza defendida por Maignan.