Liverpool – Newcastle (Premier League)
O projeto da Superliga Europeia não passou disso mesmo. Como tal, o Liverpool precisa de continuar a lutar para tentar marcar presença na Liga dos Campeões da próxima temporada, objetivo que não se afigura fácil. Nesta jornada 33, os “Reds” recebem o Newcastle.
Análise Liverpool
Após uma temporada que culminou com a conquista do título e permitiu quebrar um jejum que se prolongava há três décadas, o Liverpool chega a esta reta final de 2020/21 a correr por um objetivo bem mais modesto. Há muito que a revalidação do título passou a ser uma mera miragem para os “Reds” que, neste momento, tentam apenas marcar presença na Liga dos Campeões da próxima temporada. Eliminados nos “quartos” da competição e agora totalmente focados nas rondas que restam da Premier League, os homens de Anfield têm um calendário relativamente simpático até final, com a deslocação ao terreno do Manchester United a figurar como o desafio teoricamente mais exgente. Para já, o foco tem que estar na receção ao Newcastle que acontece cinco depois de um empate a um golo na visita a Elland Road para defrontar o Leeds United.
O desempenho do Liverpool a atuar em Anfield neste ano civil de 2021 tem sido surpreendentemente negativo. Em oito encontros caseiros para a Premier League no seu próprio terreno, o Liverpool averbou seis (!) derrotas, um empate e venceu somente uma vez, nomeadamente no mais recente compromisso, frente ao Aston Villa (2-1). Os comandados de Jurgen Klopp só podem pensar nos três pontos neste desafio e, como tem sido apanágio na peresente época, terão que lidar com algumas ausências. Joel Matip, van Dijk, Gomez e Henderson continuam arredados das contas, ao passo que Phillips e Jones estão em duvida. Apesar de ter iniciado o jogo da última segunda-feira no banco, a expectativa é a de que Mohamed Salah volte a assumir a titularidade neste desafio, formando o trio mais avançado juntamente com Mané e Firmino.
Onze provável: Alisson, Arnold, Fabinho, Kabak, Robertson, Wijnaldum, Thiago, Milner, Salah, Mané, Firmino
Análise Newcastle
O Newcastle ocupa o 15º posto da pauta classificativa com 35 pontos conquistados em 32 desafios e respira agora bem melhor. Apesar de todas as fortes críticas tanto à liderança de Steve Bruce quanto à gestão do clube, os “Magpies” vão acumulando pontos nesta reta final de campanha e tudo leva a crer que a equipa consiga assegurar a tão ambicionada manutenção. No entanto, o Newcastle não pode dar a continuidade entre a elite por assegurada, até porque o calendário reserva duelos diante de adversários exigentes como Liverpool, Arsenal, Leicester e Manchester City.
Os homens do St. James’ Park chegaram a conquistar apenas um ponto em sete jornadas, mas atualmente, a situação é distinta. Nos últimos seis encontros oficiais, perderam apenas uma vez- Brighton (3-0) – e recentemente conseguiram almejar algo que não se verificava desde novembro/dezembro: conquistar dois triunfos de modo consecutivo ao baterem o Burnley no Turf Moor (1-2) e o West Ham (3-2) a atuar em casa. Outro dado que nos parece relevante para uma equipa que não apresenta números propriamente auspiciosos do ponto de vista ofensivo tem que ver com o facto de este Newcastle ter feito dois ou mais golos em cada um dos últimos três jogos. Por outro lado, sofreu golos há quatro jogos consecutivos e, nos últimos dez, só manteve a sua baliza “a zeros” na visita ao modesto e cada vez mais condenado West Bromwich Albion.
Hayden, Lasvelles, Fraser e Darlow são ausências confirmadas, Saint-Maximin e Schar permanecem em duvida.
Onze provável: Dubravka, Fernández, Clark, Dummet, Murphy, Ritchie, Shelvey, Longstaff, Almirón, Wilson, Saint-Maximin
O Liverpool não tem estado em bom plano a atuar em casa, mas não pode perder pontos aqui caso pretenda seguir firme na luta pelo acesso à Liga dos Campeões. O Newcastle não vence em Anfield desde 1995 e, apesar da recente subida de produção, não deverá ser capaz de conquistar os três pontos num desafio que ainda assim se adivinha equilibrado.