Lazio – Sampdoria (Série A)
Emblemas que garantiram o acesso às provas europeias na última época, Lazio e Sampdoria estão a atravessar momentos de forma menos bons. No Olímpico de Roma, defrontar-se-ão em partida que marca o encerramento da 16ª jornada do principal escalão italiano. Na ronda anterior, a Lazio foi ao Juventus Stadium perder diante da campeã em título por duas bolas a zero. Quinta-feira, em partida relativa à Liga Europa, o técnico Stefano Pioli optou por fazer alinhar unidades com menos minutos de jogo por forma a descansar os habituais titulares para a receção à Sampdoria. Já com o primeiro lugar do grupo assegurado, o conjunto transalpino empatou (1-1) diante dos franceses do Saint-Étienne.
Nos últimos seis compromissos relativos ao campeonato italiano, a Lazio somou apenas um ponto, resultado de um nulo registado na receção ao Palermo à 13ª jornada. A sequência de jogos da formação romana foi efetivamente exigente: Deslocou-se aos terrenos de Atalanta, Roma e Empoli e recebeu AC Milan e Juventus. Pelo meio, conseguiu garantir o acesso aos 16 avos da Liga Europa, graças às vitórias frente a Rosenborg (fora) e Dnipro (casa). Considerando as partidas recentes inseridas no campeonato doméstico, esta receção à Sampdoria é, a par do compromisso com o Palermo, o teste de menor exigência para a Lazio. A formação da “cidade eterna” precisa de regressar urgentemente às vitórias, uma vez que as 12ª posição que atualmente ocupa está longe de satisfazer as respetivas ambições.
Mauricio, defesa central ex-Sporting, está suspenso.
Onze Provável: Marchetti; Basta, Hoedt, Gentiletti, Radu; Biglia, Parolo, Candreva, Anderson, Keita; Djordevic
Insatisfeita com as prestações da equipa sob o comandado de Walter Zenga, a direção da Sampdoria optou por demitir o técnico. Desde o início da temporada que Zenga se encontrava condicionado devido à eliminação prematura da Liga Europa aos pés do Vojvodina. Vincenzo Montella, técnico muito bem cotado na realidade italiana, foi o eleito para assumir o comando do emblema da cidade de Génova. A mudança, ocorrida numa fase em que a agenda da temporada se encontrava particularmente preenchida, não surtiu efeito imediato na equipa. O impacto não se fez sentir a nível de resultados, sendo que a Samp ainda não conseguiu vencer sob a batuta do novo maestro. Montella teve pouco tempo para transmitir as suas ideias à equipa e, ao cabo de três desaires de forma consecutiva, o plantel viajou para Catania, çpcaç onde estagiou durante alguns dias durante a última semana.
Uma vez que só joga esta segunda-feira, do ponto de vista físico, a equipa deverá estar devidamente recuperada do esforço despendido em estágio. Os adeptos Blucerchiati esperam uma boa resposta neste desafio. Já com algum tempo de trabalho às ordens de Montella, exige-se que a Sampdoria dê boa réplica neste encontro. De qualquer modo, pontuar em casa da Lazio já seria um resultado com “sinal +” para os visitantes.
Onze Provável: Viviano; Mesbah, Silvestre, Zukanovic, De Silvestri; Palombo, Soriano, Fernando, Eder; Muriel, Cassano.
A Sampdoria perdeu nas últimas quatro deslocações que efetuou ao Olímpico de Roma para enfrentar a Lazio. Pior que isso: Não conseguiu marcar qualquer golo no período descrito. Desta feita, espera tirar partido do momento menos bom que a formação romana atravessa. A Samp de Montella procurará fazer estragos na defesa da Lazio, que já consentiu 24 golos em 15 jornadas. O factor casa confere favoritismo aos romanos que, no entanto, terão que fazer pela vida para provar que são efetivamente mais fortes dentro das quatro linhas. O jogo que a Lazio disputou na última quinta-feira não deverá atrapalhar o desempenho nesta receção à Samp, uma vez que Stefano Pioli deu descanso a vários jogadores que são habitualmente titulares.