Lazio – Inter de Milão (Série A)
A Lazio regresso à ação depois de ter perdido frente à Juventus na final da Taça de Itália. A equipa da capital disputa o último encontro em casa da temporada frente ao Inter de Milão, formação que vai ser orientada por Stefano Vecchi até final da temporada e já não alimenta aspirações quanto ao acesso às provas europeias.
O desaire na final da Taça não desvaloriza a bela campanha encetada pela Lazio de Simone Inzaghi nesta temporada 2016/17, capaz de se afirmar como a quarta principal força do futebol transalpino. Os quatro pontos de vantagem em relação à Atalanta (5ª colocada) constituem uma boa vantagem para as duas jornadas que restam e tudo indica que os “laziale” vão efetivamente garantir acesso direto à fase de grupos da Liga Europa 2017/18.
A liderança de Simone Inzaghi acabou por ser uma agradável surpresa, treinador que foi a alternativa encontrada pela direção depois de “El Loco” Marcelo Bielsa ter abandonado o clube ainda antes do início da temporada. A qualidade da equipa permitia prever que a Lazio ia conseguir intrometer-se na luta pelo acesso às competições europeias, mesmo tendo a forte concorrência. Em termos práticos, os rivais de Milão, a Fiorentina e o próprio Torino acabaram por desiludir nesse sentido, em contra ponto com a situação da surpreendente Atalanta.
A Lazio encara este desafio depois de duas derrotas consecutivas frente à Fiorentina (3-2) e à Juventus na final da Taça (2-0), porém, antes disso, alcançou três triunfos muito saborosos, superiorizando-se à rival AS Roma (1-3) e goleando tanto o Palermo (6-2) como a Sampdoria (7-3). A atuar na condição de visitada, a Lazio é das equipas que melhor apresenta melhor desempenho na realidade italiana. Marchetti, Lukaku, Parolo (lesionados) e Stefan Radu (suspenso) são baixas confirmadas para esta partida.
Onze Provável: Stakosha, Wallace, de Vrij, Hoedt, Anderson, Lulic, Biglia, Milinkovic-Savic, Parolo, Keita, Immobile
Encarregue por orientar a equipa do Inter de Milão até final da temporada, o percurso do treinador Stefano Vecchi não começou da melhor forma, perdendo em casa com o Sassuolo por duas bolas a uma. O Inter atravessa um péssimo momento de forma e não vence há oito jogos, tendo somado os últimos quatro por derrotas e precipitando o despedimento do técnico Stefano Pioli, demitido depois da derrota frente ao Genoa (1-0) no Luigi Ferraris. Em queda livre, a formação “nerazzurri” foi-se afastando cada vez mais dos chamados “lugares europeus” e a duas jornadas do fim já não tem nenhum hipótese de os alcançar. A oitava posição com 56 pontos conquistados em 36 jogos corresponde a um registo manifestamente fraco para uma equipa com o potencial deste Inter. Terminar à frente do rival AC Milan também será muito difícil, atendendo à vantagem de quatro pontos quando já só estão seis em disputa. O início modesto sob as ordens de Frank de Boer não é justificação suficiente para este mau desfecho de temporada.
Para a penúltima jornada do campeonato, a equipa do Inter não podcerá usufruir dos préstimos de Miranda (lesionado), Ansaldi e Kondogbia (suspensos). Mauro Icardi está em duvida.
Onze Provável: Handanovic, D’Ambrosio, Murillo, Medel, Nagatomo, Brozovic, Gagliardini, João Mário, Candreva, Perisic, Éder
A Lazio gelou o Giuseppe Meazza em janeiro deste ano, eliminando o Inter nos quartos de final da Taça de Itália com uma vitória por duas bolas a uma. Na primeira volta, também em casa, a equipa de Milão tinha vencido por três bolas a zero.