Lazio – Bologna (Série A)
Lazio e Bologona vão estar frente a frente esta segunda-feira, no estádio Olímpico de Roma. Os donos da casa, já com o acesso europeu assegurado via Taça, enfrentam um Bologna à procura de confirmar a permanência.
A Lazio regressa esta segunda-feira à ação após a conquista da Taça de Itália, triunfo consumado a meio da última semana. A formação treinada por Simone Inzaghi venceu a final “em casa” diante da Atalanta por duas bolas a zero, golos apontados por Milinkovic-Savic e Joaquin Correa nos últimos dez minutos do desafio.
Ao erguerem a Taça, os “laziale” asseguraram um lugar nas provas europeias da próxima época, pelo que as últimas duas jornadas da Série A servirão meramente para cumprir calendário e tentar terminar no melhor lugar possível, sem a pressão associada à tentativa de assegurar uma vaga na Liga Europa da próxima época.
O ambiente que se vive no seio do grupo é muito positivo e a equipa só pode estar confiante após a conquista da Taça. Com quatro vitórias nos últimos cinco encontros oficiais e apenas uma derrota precisamente frente à Atalanta mas para o campeonato, a noite deverá ser de festa para a Lazio, junto dos seus adeptos. Registaram-se três ou mais golos nos últimos quatro encontros que a Lazio disputou para o campeonato.
Lukaku, Berisha e Radu ficam de fora por lesão.
Onze provável: Strakosha, Bastos, Acerbi, Felipe, Rômulo, Lulic, Leiva, Alberto, Milinkovic-Savic, Correa, Immobile
O Bologna conquistou uma vitória determinante na receção ao Parma (4-1) e tem a manutenção na Série A praticamente assegurada, faltando a confirmação matemática que poderá surgir nesta visita ao Olímpico de Roma. Três pontos acima da linha de perigo numa altura em que falta apenas uma jornada para o fim da Série A, o Bologna só não tem a continuidade já garantida em virtude da desvantagem no confronto direto em relação ao Genoa. No entanto, a conquista de um pontos nos próximos dois jogos será suficiente para alcançar o objetivo.
A receita para o sucesso do Bologna nesta reta final residiu muito no aproveitamento do factor casa – afinal de contas, venceu os últimos seis desafios no Renato Dall’Ara. Fora de casa, o cenário muda de figura, dado que estamos a falar de uma equipa que só venceu dois dos últimos 28 encontros que disputou fora de casa e, se reduzirmos a realidade, sofreu pelo menos dois golos em cinco das últimas seis deslocações que efetuou. Ambas as equipas marcaram nos últimos três encontros do Bologona – Empoli (3-1), AC Milan (2-1) e Parma (4-1).
Sansone e Poli regressam às opções para este desafio, enquanto Federico Mattiello (lesionado) e Mitcheel Dijks (suspenso) estão impedidos de participar nesta visita a Roma.
Onze provável: Skorupski, Mbaye, Lyanco, Danilo, Krejci, Dzemaili, Pulgar, Soriano, Orsolini, Sansone, Palacio
A Lazio está confiante e em festa nos dias que correm, mas o Bologna ambiciona conquistar o ponto que falta para oficializar a manutenção. Nos últimos cinco desafios entre as duas equipas, a Lazio levou a melhor em duas ocasiões e registaram-se dois empates. Na primeira volta, a Lazio foi ao Renato Dall’Ara vencer por duas bolas a zero.