Juventus – Sampdoria (Série A)
Derrotada na deslocação a San Siro, a campeã em título quer regressar às vitórias em noite de receção à Sampdoria, equipa que se desloca ao Juventus Stadium com a motivação nos píncaros depois de ter levado a melhor do “derby della lanterna” frente ao rival Genoa.
Duas deslocações a Milão, duas derrotas. Depois de ter averbado a primeira derrota da temporada 2016/17 às mãos do Inter de Milão, a Juventus de Massimiliano Allegri regressou ao local do crime e não teve melhor sorte, ao perder diante do AC Milan por uma bola a zero. A prestação da Juventus no embate com a Udinese (oitava jornada) já tinha deixado algo a desejar, mas uma noite de inspirada de Paulo Dybala na cobrança e bolas paradas resolveu a questão. A vitória conquistada a meio da semana na deslocação a Lyon (0-1) para a Liga dos Campeões relativizou a questão, mas o pior cenário confirmou-se na visita a San Siro, com uma derrota por uma bola a zero graças a um golo apontado pelo “wonderkid” Manuel Locatelli. Equipa experiente, ganhadora e pouco dado a ciclos negativos, a Juventus quer regressar às vitórias na receção à Sampdoria e Massimiliano Allegri acredita nas capacidades dos seus jogadores, de tal modo que não se perspetivam grandes alterações em relação aos últimos jogos. O argentino Paulo Dybala é a excepção nestas contas, jogador que fica de fora devido a lesão e deverá ser substituído pelo croata Mario Mandzukic na frente de ataque.
Onze Provável: Buffon, Benatia, Bonucci, Chiellini, Dani Alves, Evra, Khedira, Pjanic, Hernandes, Higuaín, Mandzukic
A Sampdoria não poderia pedir melhor estímulo que uma vitória no “derby della lanterna” antes da visita ao terreno da campeã em título. A formação “blucerchiati” pôs fim a uma série de seis jogos sem vencer com um triunfo sobre o rival Genoa por duas bolas a uma, num embate carregado de simbolismo pela famosa dicotomia entre os dois emblemas.
Treinada por Marco Giampaolo, a Samp deverá apresentar-se no Juventus Stadium com as linhas baixas, apostada em tentar causar estragos através de transições rápidas para o ataque, contando com a capacidade de Luís Muriel nesse capítulo, colombiano que presumivelmente será coadjuvado pelo experiente Fábio Quagliarella no ataque, experiente avançado que regressa ao terreno de um emblema que bem conhece. O português Bruno Fernandes também deverá surgir no onze titular, ganhando a corrida a Ricky Alvarez pelo lugar. Carlos Carbonero, Daniel Pavlovic e Emiliano Viviano estão lesionados e não vão a jogo.
Em cinco jogos fora de portas para o campeonato italiano, a Sampdoria só conseguiu pontuar em duas ocasiões, nomeadamente nas visitas efetuadas aos terrenos de Empoli (0-1) e Pescara (1-1). O registo defensivo da equipa deixa bastante a desejar, sobretudo se tivermos em conta que sofreu pelo menos um golo em cada um dos últimos oito jogos que realizou.
Onze Provável: Puggioni, Sala, Silvestre, Skriniar, Regini, Torreira, Linetty, Barreto, Bruno Fernandes, Luís Muriel, Quagliarella
A Juventus venceu quatro dos últimos cinco embates com a Sampdoria. Na última ocasião em que estas duas equipas se encontraram, em maio deste ano, a “Vecchia Signora” triunfou de forma contundente ao apontar cinco golos sem resposta. A Sampdoria procurará manter a sua baliza inviolável durante o maior período possível para criar instabilidade na equipa da casa e tentar tirar partido da situação.