Juventus – Inter de Milão (Série A)
A hexacampeã Juventus quer acabar com a invencibilidade do Inter de Milão, atual líder do campeonato italiano. Em caso de vitória, a “vecchia signora” ultrapassará o rival direto na tabela classificativa e até poderá assumir a liderança caso o rival Nápoles consiga vencer na receção à Fiorentina.
O monstro acordou. Depois de um já tradicional início de campanha conturbado, a Juventus, hexacampeã italiana, tem ganho terreno e encetado uma perigosa aproximação da liderança da Série A. Neste momento, a formação de Turim está na terceira posição mas dista apenas dois pontos do líder Inter de Milão.
Este é o segundo grande desafio consecutivo para a Juventus. Na última jornada, antes de se deslocar à Grécia para derrotar o Olympiakos (0-2) e carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, os juventinos foram ao San Paolo vencer por uma bola a zero, aplicando a primeira derrota da temporada ao Nápoles. A história recente diz-nos que a Juventus tende a não falhar nos momentos decisivos e o embate com os napolitanos é uma prova disso mesmo. A derrota caseira frente à Lazio, caso único nesta temporada, representa a excepção à regra – note-se que a Juventus venceu 36 dos últimos 38 jogos que disputou em casa.
Lihctsteiner, Howedes e Pjaca estão lesionados e não entram nas opções de Allegri para este jogo.
Onze Provável: Szczesny, de Sciglio, Benatia, Chiellini, Alex Sandro, Khedira, Marchisio, Pjanic, Dybala, Manduzkic, Higuaín
Há muito que os adeptos do Inter de Milão ansiavam por uma temporada assim. Sob as ordens de Luciano Spalletti e com uma equipa repleta de jogadores que transitam da última temporada, o Inter alcançou uma tão ambicionada estabilidade que tem dado frutos, ao ponto de chegar a esta jornada 16 sem nenhuma derrota no seu percurso, caso único no principal escalão transalpino. A formação que veste de preto e azul marcou 33 golos, registo superado por Juventus (41), Nápoles (35) e Lazio (35), mas não há quem tenha sofrido menos – dez tentos encaixados.
O Inter entrou em campo pela última vez no fim-de-semana passado, levando a melhor na receção ao Chievo (5-0), triunfo que valeu a ascensão ao primeiro posto da tabela classificativa. O facto de não ter jogado a meio da semana – a Juve foi a Atenas na terça-feira – faz com que, à partida, esteja mais disponível do ponto de vista físico para o encontro que se aproxima. Spalletti não tem razões de queixa no que a lesões e castigos concerne, uma vez que tem o plantel totalmente apto para este desafio.
Onze Provável: Handanovic, D’Ambrosio, Skriniar, Miranda, Santon, Gagliardini, Vecino, Valero, Perisic, Candreva, Icardi
O histórico recente é amplamente favorável à Juventus, mas este não é o Inter dos últimos anos, demonstrando capacidade suficiente para dar uma resposta totalmente distinta daquela que deu, por exemplo, nos últimos três confrontos com esta adversária. Ainda assim, o factor casa tem peso e a Juventus não deverá desperdiçar a oportunidade de conquistar três pontos que podem ser muito importantes nesta fase da temporada.